Palestra sobre Prestação de Contas das Eleições 2016 reúne Contabilistas e Advogados do Estado de Alagoas

Por 24/07/2016outubro 2nd, 2018Sem comentários

DSC08286

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas reuniu contabilistas e profissionais da área jurídica, além de candidatos aos cargos de prefeito e vereador para tratar sobre a Prestação de Contas das Eleições 2016. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20/7), no auditório do Maceió Mar Hotel e reuniu mais de 200 profissionais.

Na abertura do evento, o presidente do CRCAL, Paulo Braga da Rocha, agradeceu a presença de todos os profissionais e destacou a participação da contadora Adriana Felicia Freire, do TRE/AL, que na ocasião representou o presidente da Corte, desembargador Domingos Pares Barreto Cardoso e do Presidente do Tribunal de Contas do Estado, o Conselheiro Otavio Lessa.

A professora Rita Gonçalves, servidora do Tribunal Regional de São Paulo – TRE/SP, com 28 anos de serviço público, principalmente no setor de prestação de contas eleitorais, ministrou o curso que visa dar orientações aos envolvidos nas prestações de contas, esclareceu dúvidas sobre os procedimentos, prazos e as principais mudanças nas regras eleitorais. “O curso é completo, descomplicado e a prestação de contas é praticamente “on line”. Nela não serão permitidos erros e poderá consagrar ou condenar o profissional. Será uma eleição marcante na nossa histórica democrática”, disse a professora Rita Gonçalves.

DSC08297
O presidente do CRCAL salientou a importância da participação do profissional de contabilidade para o sucesso na prestação de contas. “Cada dia que passa o mercado está mais exigente com os profissionais. Os contadores precisam ter um perfil mais participativo e proativo nas mais diversas áreas da contabilidade. Na área eleitoral, já existe a exigência do profissional da contabilidade, juntamente com a assessoria jurídica, na assinatura das prestações de contas eleitorais. A nossa obrigação é prestar um serviço de excelência à sociedade e é com esse intuito que o CRCAL traz capacitação: ampliar os conhecimentos desses profissionais. O nosso papel é levar aos profissionais todo o conhecimento para que possamos combater a corrupção no processo eleitoral, além de minimizar os problemas técnicos, proporcionando uma prestação de contas de qualidade, evitando erros e diligências pelo Tribunal Regional Eleitoral”.

Por sua vez, o presidente do TCE/AL, Conselheiro Otavio Lessa, elogiou a preocupação do CRCAL na realização da palestra, que segundo ele é imprescindível para evitar futuros erros que possam comprometer a candidatura: “O TCE/AL está empenhado em capacitar os profissionais. Nas ultimas semanas estivemos capacitando os gestores que estão se afastando, quase 80% não irão à reeleição, apresentamos a importância de preparar a mudança de gestão deixando os documentos contábeis em ordem para o novo gestor. É importante preparar os profissionais para assessorar o candidato a esclarecer todas as dúvidas e reduzir problemas que possam gerar a perda de mandato”.

Durante a solenidade de abertura também estiveram presentes o Chefe da CGU em Alagoas, William Gomes, a Presidente da Academia Alagoana de Ciências Contábeis – ALACICON, Adriana Andrade Araújo, o Representante da OAB, Dr. Francisco Damaso, o Superintendente da Receita Federal, o Presidente do SINDICONT/AL, Luiz Reinaldo e o Presidente do SESCAP/AL e Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Carlos Henrique do Nascimento.