CRCPA participa de homenagem ao Profissional da Contabilidade na Alepa

Por 18/05/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

Profissionais e estudantes da área contábil participaram na tarde de segunda-feira, 8,  da Sessão Solene, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, transcorrido no dia 25 de abril. A sessão foi uma proposição do deputado estadual Iran Lima, que também é contador, e contou com representantes do Sindicato dos Contabilistas do Pará, do Tribunal de Contas do Estado, da Federação do Comércio,  do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Pará, do Instituto Paraense da Mulher Contabilista, da Associação dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado do Pará e do Conselho Regional de Contabilidade do Pará.

“Em todo o estado somos 11.392 profissionais ativos. Com 71 anos de atuação, a serem completados em 27 de maio, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará é uma entidade de classe com as finalidades de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil e desenvolvimento profissional. Na busca pela valorização da profissão, o Conselho tem um trabalho de capacitação, através de sua Câmara de Desenvolvimento Profissional, e em 2016 foram realizados 76 eventos nos quais foram capacitadas 4.743 pessoas entre profissionais e estudantes”, disse a presidente do CRC-PA, Maria de Fátima Vasconcelos.

A representante informou ainda que Conselho possui Delegacias em 11 municípios: Castanhal, Altamira, Santarém, Tucuruí, Redenção, Parauapebas, Capanema, Paragominas, Marabá, Abaetetuba, e Itaituba, por onde também se estendem programações de capacitação ao profissional e acadêmico da área e ainda o trabalho de fiscalização. Em 2016, o Conselho efetuou 550 ações de fiscalização em 46 municípios mais a capital.

Para o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, “o momento não é somente de exaltação ao profissional mas sim, de reconhecimento do seu importante papel, seja na iniciativa privada, seja na pública. E da importância das entidades trazendo informações e atualizações aos profissionais”.

Além da proposta da Sessão Solene, o deputado Iran Lima também criou a Frente Parlamentar em Defesa da Contabilidade como forma de consolidar ações em prol da valorização da profissão.