Provas dos Exames de Qualificação Técnica (EQTs) para peritos e auditores serão em agosto

Por 14/07/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

Os locais de realização das provas serão divulgados a partir de 7 de agosto

No período de 15 de maio a 30 de junho, o Conselho Federal de Contabilidade realizou inscrições para os Exames de Qualificação Técnica (EQTs) voltados aos profissionais que pretendem fazer parte do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

Os profissionais que integram o CNAI estão habilitados a atuar nas auditorias independentes das instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), observadas suas respectivas habilitações. Esta é a 17ª edição do EQT para auditoria independente.

Já o EQT para peritos contábeis está em sua primeira edição. “O exame é para avaliar o conhecimento técnico dos profissionais e permite criar um cadastro único, que pode ser usado em consultas públicas, principalmente, por órgãos do Judiciário”, destaca a conselheira do CFC Sandra Batista, coordenadora da comissão responsável pela elaboração do certame.

O CNPC foi criado em março de 2016, pelo CFC, com o objetivo de oferecer ao Judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como peritos contábeis. O Cadastro surgiu tendo em vista as recomendações do novo Código de Processo Civil Brasileiro, que determina que os juízes sejam assistidos por peritos, quando a prova do fato depender de conhecimento específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais.

Provas

As provas do EQT de auditoria serão realizadas nas seguintes datas: 21 de agosto – prova de Qualificação Técnica Geral; 22 de agosto – prova específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM; 23 de agosto – prova específica para atuação em instituições autorizadas a funcionar pelo BCB; e 24 de agosto – prova específica para as sociedades supervisionadas pela Susep.

O exame para quem se inscreveu no EQT de perícia será no dia 25 de agosto.

Todas as provas, do dia 21 ao dia 25 de agosto, serão aplicadas das 14h às 18h, horário oficial de Brasília/DF. As cidades e os locais de realização dos EQTs serão divulgados no portal do CFC a partir do dia 7 de agosto.

Editais

Para acessar o edital da 17ª edição do Exame de Qualificação Técnica para auditores independentes clique aqui.

Para conhecer o edital do 1º Exame de Qualificação Técnica para peritos contábeis clique aqui.