Plenário do CFC aprova Plano de Gestão de Riscos

Por 01/12/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

Nos últimos anos, várias entidades brasileiras vêm passando por grandes transformações na sua forma de gestão, seja pelo avanço tecnológico ou por enfrentar os novos desafios. Atento a essa mudança no setor corporativo, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29), a Resolução CFC nº 1.532, de 24 de novembro, que aprova o Plano de Gestão de Riscos.

O plano tem a finalidade de orientar as unidades organizacionais do CFC quanto aos procedimentos a serem adotados para a realização da gestão de riscos; alinhar a gestão de riscos ao planejamento organizacional e estratégico do CFC; otimizar o planejamento e a execução de programas, projetos e processos do CFC; e contribuir com a governança institucional do CFC.

Segundo a diretora executiva do CFC, Elys Tevania de Carvalho, “com o plano, será possível que o Conselho Federal trabalhe de forma preventiva, erradicando possíveis perdas, sejam materiais ou humanas”.

Em agosto deste ano, foi publicada a Resolução CFC nº 1.528, que instituiu a Política de Gestão de Riscos do CFC.  A referida resolução segue a orientação da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016, que recomenda aos órgãos da administração pública a adoção de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança, tem por finalidade estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades a serem  observados e seguidos no processo de gestão de riscos integrados ao Planejamento Estratégico, programas, projetos e processos do CFC.

No plano aprovado pelo CFC, estão descritos os procedimentos a serem utilizados na aplicação da metodologia, conceitos, papéis e responsabilidade, classificação, avaliação e adoção de respostas aos eventos de riscos, instruções para o monitoramento e a comunicação, a fim de orientar e subsidiar a implantação do gerenciamento de riscos nos principais processos e/ou atividades desenvolvidas pelas Unidades Organizacionais da entidade.

Para conhecer o Plano, clique aqui.