CRCAL entrega carteiras no Dia do Profissional da Contabilidade com a presença da Controladora-Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim

Ela bateu um papo com os novos profissionais

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

No Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, realizou uma especial solenidade de entrega de carteiras a novos profissionais. O presidente do CRCAL, Paulo Braga, a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a Vice-Presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, e o presidente do SESCAP, Carlos Henrique do Nascimento, participaram.

Na ocasião, a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, falou aos profissionais sobre a Contabilidade. “Foi super emocionante, primeiro porque voltar ao Conselho é sempre revisitar a nossa história, e foi simbólico, poder dar boas vindas aos colegas no nosso dia, nos motiva mais, reacende a chama, o sonho”, disse a Controladora-Geral do Estado de Alagoas e ex-Presidente do CRCAL e do CFC,  Maria Clara Cavalcante Bugarim.

“Na minha época, nós não tínhamos essa oportunidade de primeiro dizer “bem vindo, a casa é sua”, fazer com que as pessoas se sintam parte, e pensem: o meu exercício profissional começou agora, concluí, colei grau, mas o exercício é daqui para frente. Mais ainda, o empoderamento, de dizer o seguinte: eu quero ser um profissional comprometido, ninguém colhe se não planta. Então, foi o que eu falei para eles: essa é a sua casa, seja bem vindo! A partir de hoje, as suas ações são coletivas, você pertence a categoria e, por isso, tem que cuidar, zelar e se comprometer. Inclusive, quando a gente não estiver satisfeito com as ações da nossa entidade, não é legal estar falando lá fora. A gente precisa contribuir para que a entidade seja melhor, fazer críticas construtivas, participar. Cada vez que você fala da sua entidade lá fora, é um tiro no pé e esse alerta também é importante. Também falei que a partir de agora eles estão sendo desafiados a educação continuada, de estar sempre aprendendo. Você precisa entrar com o pé direito, comemorar e honrar isso através de um trabalho comprometido. O amor à profissão, que traz o entusiasmo, que faz você ter tempo”, orientou a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Ainda sobre a profissão, Maria Clara Cavalcante Bugarim afirmou: “eu faço parte de uma geração que já entrou entusiasmada com a profissão e sempre ouvindo a grande mensagem que a Contabilidade seria a profissão dos anos 2000. Eu participei do processo e, hoje, eu tive a oportunidade de dizer a essa nova geração: olha, vocês abraçaram a profissão do agora, não é uma profissão que amanhã vai ser reconhecida. É uma profissão extremamente importante, que está no seu ápice, eu acredito muito, inclusive, nas situações negativas que nós estamos vivenciando, de ter que passar o Brasil a limpo, da falta de controle, de transparência, e qual é a base disso tudo? A Contabilidade. Então, é a profissão do agora. Tive o privilégio de passar por isso, de ver profissionais dedicados, que se preocupavam muito com o futuro, que lutaram, fizeram um alicerce forte porque, hoje, as nossas entidades estão adultas e fortalecidas”, finalizou.

Entre os profissionais que receberam a carteira, estava a Naayara Gomes. Ela agradeceu a todos que contribuíram com a sua trajetória, disse que a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, é uma grande inspiração e deu um depoimento emocionante. “Eu estou muito feliz, a minha felicidade hoje se compara ao dia da minha graduação, quando eu recebi o canudo, é como estou me sentindo hoje. O CRCAL é uma casa que nos acolhe de braços abertos. Faço parte da Comissão Jovem do CRCAL, é só se engajar na nossa profissão, querer estar participando e melhorando o nosso futuro que a gente consegue. Sucesso para todos nós e que a gente possa cada vez mais ver a nossa profissão valorizada e reconhecida”, disse a Contadora Naayara Gomes.

“Tivemos o prazer de trazer para a solenidade a nossa amiga, presidente da Abracicon, Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, além da Vice-Presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, e o presidente do SESCAP, Carlos Henrique do Nascimento. Foi uma ocasião muito especial, em uma data importante, com o discurso emocionante da Contadora Naayara Gomes, da Comissão Jovem do CRCAL, foi muito prazeroso participar desse momento. A mensagem que eu deixo aos novos profisisonais é que eles busquem ser éticos, que trabalhem com transparência, procurando desempenhar a sua função da melhor forma possível, de acordo com o que determina as normas legais. Eu vejo um mercado muito promissor, é profissão em evidência, e o bom profissional da Contabilidade, com certeza, se dará muito bem”, afirmou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Além deste evento de entrega das carteiras, os Conselheiros do CRCAL cumpriram uma agenda de entrevistas na mídia para falar sobre a profissão Contábil. O Presidente do CRCAL, Paulo Braga, também esteve presente em eventos realizados pela Facima e pela Seune em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade.