CRCAL entrega carteiras no Dia do Profissional da Contabilidade com a presença da Controladora-Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim

Ela bateu um papo com os novos profissionais

Por Hannah Copertino

No Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, realizou uma especial solenidade de entrega de carteiras a novos profissionais. O presidente do CRCAL, Paulo Braga, a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a Vice-Presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, e o presidente do SESCAP, Carlos Henrique do Nascimento, participaram.

Na ocasião, a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, falou aos profissionais sobre a Contabilidade. “Foi super emocionante, primeiro porque voltar ao Conselho é sempre revisitar a nossa história, e foi simbólico, poder dar boas vindas aos colegas no nosso dia, nos motiva mais, reacende a chama, o sonho”, disse a Controladora-Geral do Estado de Alagoas e ex-Presidente do CRCAL e do CFC,  Maria Clara Cavalcante Bugarim.

“Na minha época, nós não tínhamos essa oportunidade de primeiro dizer “bem vindo, a casa é sua”, fazer com que as pessoas se sintam parte, e pensem: o meu exercício profissional começou agora, concluí, colei grau, mas o exercício é daqui para frente. Mais ainda, o empoderamento, de dizer o seguinte: eu quero ser um profissional comprometido, ninguém colhe se não planta. Então, foi o que eu falei para eles: essa é a sua casa, seja bem vindo! A partir de hoje, as suas ações são coletivas, você pertence a categoria e, por isso, tem que cuidar, zelar e se comprometer. Inclusive, quando a gente não estiver satisfeito com as ações da nossa entidade, não é legal estar falando lá fora. A gente precisa contribuir para que a entidade seja melhor, fazer críticas construtivas, participar. Cada vez que você fala da sua entidade lá fora, é um tiro no pé e esse alerta também é importante. Também falei que a partir de agora eles estão sendo desafiados a educação continuada, de estar sempre aprendendo. Você precisa entrar com o pé direito, comemorar e honrar isso através de um trabalho comprometido. O amor à profissão, que traz o entusiasmo, que faz você ter tempo”, orientou a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Ainda sobre a profissão, Maria Clara Cavalcante Bugarim afirmou: “eu faço parte de uma geração que já entrou entusiasmada com a profissão e sempre ouvindo a grande mensagem que a Contabilidade seria a profissão dos anos 2000. Eu participei do processo e, hoje, eu tive a oportunidade de dizer a essa nova geração: olha, vocês abraçaram a profissão do agora, não é uma profissão que amanhã vai ser reconhecida. É uma profissão extremamente importante, que está no seu ápice, eu acredito muito, inclusive, nas situações negativas que nós estamos vivenciando, de ter que passar o Brasil a limpo, da falta de controle, de transparência, e qual é a base disso tudo? A Contabilidade. Então, é a profissão do agora. Tive o privilégio de passar por isso, de ver profissionais dedicados, que se preocupavam muito com o futuro, que lutaram, fizeram um alicerce forte porque, hoje, as nossas entidades estão adultas e fortalecidas”, finalizou.

Entre os profissionais que receberam a carteira, estava a Naayara Gomes. Ela agradeceu a todos que contribuíram com a sua trajetória, disse que a Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, é uma grande inspiração e deu um depoimento emocionante. “Eu estou muito feliz, a minha felicidade hoje se compara ao dia da minha graduação, quando eu recebi o canudo, é como estou me sentindo hoje. O CRCAL é uma casa que nos acolhe de braços abertos. Faço parte da Comissão Jovem do CRCAL, é só se engajar na nossa profissão, querer estar participando e melhorando o nosso futuro que a gente consegue. Sucesso para todos nós e que a gente possa cada vez mais ver a nossa profissão valorizada e reconhecida”, disse a Contadora Naayara Gomes.

“Tivemos o prazer de trazer para a solenidade a nossa amiga, presidente da Abracicon, Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, além da Vice-Presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, e o presidente do SESCAP, Carlos Henrique do Nascimento. Foi uma ocasião muito especial, em uma data importante, com o discurso emocionante da Contadora Naayara Gomes, da Comissão Jovem do CRCAL, foi muito prazeroso participar desse momento. A mensagem que eu deixo aos novos profisisonais é que eles busquem ser éticos, que trabalhem com transparência, procurando desempenhar a sua função da melhor forma possível, de acordo com o que determina as normas legais. Eu vejo um mercado muito promissor, é profissão em evidência, e o bom profissional da Contabilidade, com certeza, se dará muito bem”, afirmou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Além deste evento de entrega das carteiras, os Conselheiros do CRCAL cumpriram uma agenda de entrevistas na mídia para falar sobre a profissão Contábil. O Presidente do CRCAL, Paulo Braga, também esteve presente em eventos realizados pela Facima e pela Seune em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade.