Geral

Profissionais da Contabilidade e Controladoria Geral do Estado de Alagoas lançam projeto Abraçando o Controle Social

Por 21/05/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Inscrições estão abertas e são gratuitas

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O Conselho Federal de Contabilidade, CFC, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, e a Controladoria Geral do Estado de Alagoas, CGE, vão lançar o projeto Abraçando o Controle Social, no Talk Show Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas, que será realizado no dia 29/05, a partir das 8h30, no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, em Maceió. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site https://crcal.org.br/?page_id=4364.

Após a abertura do evento e lançamento do Abraçando o Controle Social, será assinado o termo de cooperação do projeto. Em seguida, vai ser lançado o Primeiro Sistema Eletrônico da Ouvidoria do Estado de Alagoas. O evento conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, ABRACICON, da Fundação Brasileira de Contabilidade, FBC, do Conselho Nacional de Controle Interno, CONACI, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União e da Escola de Contas do TCE-AL.

O evento contará com a presença do Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner de  Campos Rosário, do Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, do Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Junior, do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Paulo Sergio Braga da Rocha, da Controladora Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim, do Secretário de Estado da Fazenda, George Andre Palermo Santoro, da Secretária de Estado da Educação, Laura Cristiane de Souza, do Secretário do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, do Secretário Executivo de Planejamento e Gestão, Tadeu Miranda de Resende Barros, do Diretor Geral da Escola de Contas do TCE-AL, Otavio Lessa de Geraldo Santos e do Superintendente da Controladoria Regional da União, Moacir Rodrigues de Oliveira. O Talk Show será mediado pelo Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Junior.

Sobre o projeto Abraçando o Controle Social

O projeto Abraçando o Controle Social tem como objetivo principal conscientizar profissionais da Contabilidade e gestores do controle interno das entidades públicas sobre o seu papel e a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social disponibilizados pelo governo, a exemplo do Portal da Transparência. A ideia é que estes profissionais se tornem agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade, no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas. O projeto, lançado em Maceió, terá uma agenda de ações e deverá servir de modelo para outras cidades e estados.

Depois das descobertas feitas pela operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Segundo ele, o objetivo do projeto é conclamar a classe contábil para o engajamento ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização da gestão pública.

“Quando nós falamos em abraçar o controle social, levantamos uma discussão maior que é poder cobrar dos gestores e só podemos fazer isso se também formarmos bons cidadãos. Queremos usar a força do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, PVCC, para desenvolver ações que terão o Profissional da Contabilidade como um multiplicador de conhecimento e de busca pela transparência. Nós queremos criar observatórios sociais, acompanhar as despesas públicas, sensibilizar os estudantes…. Não existe desenvolvimento social no país se a Contabilidade não estiver fortalecida. Então, nós somos peças primordiais em toda essa engrenagem”, afirmou a Controladora Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

“O CRCAL vem trabalhando com os Profissionais da Contabilidade no sentido de discutir e incentivar a nossa atuação pautada na ética e na transparência. O projeto Abraçando o Controle Social reforça essa preocupação do Conselho e o nosso compromisso na busca por uma categoria cada vez mais consciente do seu papel na sociedade”, enfatizou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

talkshow-abracicon