CRCAL realiza mais uma reunião do projeto Abraçando o Controle Social

Por 24/05/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Lançamento será na quarta (29)

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

A comissão formada para coordenar o projeto Abraçando o Controle Social realizou mais uma reunião nesta quinta-feira (24/05), na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas. O Presidente do CRCAL, Paulo Braga, a Controladora-Geral de Alagoas, Maria Clara Bugarim, o Vice-Presidente Operacional e de Finanças do CRCAL, Alberto Gaia, o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, José Vieira dos Santos, a Diretora Executiva do CRCAL, Maria Francisca Araújo, Selma, o Coordenador da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CRCAL, Nicholas Nascimento e o representante dos estudantes na Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, Emanuelsamuel dos Santos, participaram.

A reunião serviu para discutir os últimos detalhes do Talk Show Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas, que marca o lançamento do projeto Abraçando o Controle Social, na próxima quarta-feira (29/05), a partir das 8h30, no Hotel Best Western Premier, na praia de Pajuçara, em Maceió. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://crcal.org.br/?page_id=4364.

O Talk Show Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas será aberto às 8h30 com o lançamento do projeto Abraçando o Controle Social, que terá a participação do Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner de  Campos Rosário, do Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Paulo Sergio Braga da Rocha, da Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e Controladora-Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e do Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Adeildo Osório de Oliveira.

Às 9h30, haverá o Painel O Controle como Elemento de Transformação com participação do Secretário de Estado da Fazenda, George Andre Palermo Santoro, do Diretor Geral da Escola de Contas do TCE-AL, Otavio Lessa de Geraldo Santos, do Superintendente da Controladoria Regional da União, Moacir Rodrigues de Oliveira e da Controladora-Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim com mediação de Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Junior.

Às 10h30, será lançado o livro A História da Contabilidade de Alagoas, do Conselheiro do CRCAL e professor Anderson de Almeida Barros. Encerrando a programação, às 11h, haverá o Painel Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas, com a presença da Secretária de Estado da Educação, Laura Cristiane de Souza, do Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, do Secretário do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, do Secretário Executivo de Planejamento e Gestão, Tadeu Miranda de Resende Barros, da Gerente de Educação Fiscal da Sefaz, Glacia Tavares, e mediado pelo Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Vieira dos Santos.

O evento é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, CFC, Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, CGE, Academia Brasileira de Ciências Contábeis, ABRACICON, da Fundação Brasileira de Contabilidade, FBC, do Conselho Nacional de Controle Interno, CONACI e conta com o apoio do Ministério da Transparência Controladoria Geral da União e da Escola de Contas do TCE-AL.

Sobre o projeto Abraçando o Controle Social

O projeto Abraçando o Controle Social tem como objetivo principal conscientizar profissionais da Contabilidade e gestores do controle interno das entidades públicas sobre o seu papel e a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social disponibilizados pelo governo, a exemplo do Portal da Transparência. A ideia é que estes profissionais se tornem agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade, no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas. O projeto, lançado em Maceió, terá uma agenda de ações e deverá servir de modelo para outras cidades e estados.