Departamento de Registro

.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

Registro Profissional

O Conselho Federal de Contabilidade regulamentou a realização do Exame de Suficiência. Portanto, será exigido a aprovação no Exame de Suficiência apenas para quem concluiu o curso de Bacharel em Ciências Contábeis em data posterior a 14/06/2010, data da publicação da Lei n.º 12.249/2010.

- A partir de 1º de Junho de 2015, o Conselho Federal de Contabilidade não realizará mais Exame de Suficiência para a categoria de Técnico em Contabilidade, conforme disposto no § 2º do art. 12 do Dec. Lei 9295/46, com redação dada pela Lei 12.249/10.

O Departamento de Registro dispõe dos seguintes serviços, relacionados abaixo, dos quais o Pré – Cadastro Registro é destinado aos novos registros, através do nosso site, em sistemas on-line, conforme orientações constantes nas Resoluções abaixo:

Resolução CFC nº. 1.494/2015: Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores.


Registro Profissional (Pessoa Física)

Registro Originário:

- Requerimento apropriado, disponível em nosso site > sistemas online > solicitação de registro; preencher todos os campos, imprimir os boletos e requerimentos, e comparecer no CRC munido da documentação para dar entrada no registro.
- Original e cópia dos seguintes documentos: diploma (constando a data completa da conclusão do curso; 02 fotos 3×4 (fundo branco, recentes, 70 ou 80% do rosto); Identidade, CPF, Titulo Eleitoral, Reservista(indispensável aos maiores de 46 anos), Comprovante de endereço.
Valor do Registro: Consultar no CRC, através dos telefones (82) 3194-3007 e 3008 ou do e-mail registro@crcal.org.br

Registro Originário > Sem diploma

- Requerimento apropriado, disponível em nosso site> sistemas online>solicitação de registro, preencher todos os campos, imprimir os boletos e requerimentos, e comparecer no CRC munido da documentação para dar entrada no registro.
- Original e cópia dos seguintes documentos: Histórico Escolar e certidão/declaração da Instituição de Ensino constando a data da conclusão do curso, devendo conter nome do requerente, data de nascimento, filiação, com o reconhecimento da Instituição de Ensino, e que o diploma encontra-se em processamento no Órgão competente para registro (podendo ser o protocolo da solicitação do diploma); 02 fotos 3×4(fundo branco, recentes, 70 ou 80% do rosto); Identidade, CPF, Titulo Eleitoral, Reservista(indispensável aos maiores de 46 anos), Comprovante de endereço.
Valor do Registro: Consultar no CRC, através dos telefones (82) 3194-3007 e 3008 ou do e-mail registro@crcal.org.br

Informações Complementares:

Para requerer quaisquer alterações, tipo:

  • Alteração de Categoria
  • Baixa de Registro
  • Conversão de Registro Provisório em Definitivo
  • Restabelecimento de Registro
  • Registro Transferido
  • Alteração de Nome ou Nacionalidade

- O profissional Contador ou Técnico em Contabilidade deverá estar regular no CRC.

  • Toda documentação deverá ser acompanhada das cópias;
  • Nos casos de 1º Registro, o profissional deverá comparecer ao CRCAL após 48 horas do pagamento efetivado, com o pré-cadastro realizado, documentação original e cópia, inclusive as cópias das guias pagas;
  • É importante separar toda a documentação antes de iniciar o pré-cadastro.

Resolução CFC nº 1.390/12: Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

Registro de Organização Contábil:

  • Sociedade
  • Empresário Individual
  • Eireli
  • Mei

Baixe o requerimento
- Documentação e valores: consultar o CRC, através dos telefones (82) 3194-3007 e 3008 ou pelo e-mail registro@crcal.org.br / verabraga@crcal.org.br