DestaquesNotícias

Alagoas mobiliza profissionais e acadêmicos no dia D da Educação Contábil

Acompanhando a mobilização nacional feita pelo Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade (CFC/CRCs), o CRCAL e a Academia Alagoana de Ciências Contábeis (ALACICON) promoveram uma audiência no último dia 24 de maio – Dia D da Educação Contábil.

O evento aconteceu de maneira virtual pela plataforma Zoom e com transmissão simultânea pelo YouTube (assista)  e reuniu profissionais, conselheiros regionais e federais, estudantes, professores e coordenadores de cursos de contabilidade de Alagoas.

A abertura foi feita pelo Presidente do CRCAL, José Vieira. A Vice-presidente de Administração e Planejamento do conselho, Adriana Araújo, também presidente da ALACICON, fez uma apresentação sobre as propostas de mudanças na matriz curricular do Curso de Ciências Contábeis, cujo documento está aberto em audiência pública até o dia 31 de maio.

Integrante da Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, a VP Adriana detalhou os pontos da minuta que altera a Resolução CNE/CES nº 10/ 2004. A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

“A reformulação das Diretrizes Curriculares começou em 2021. A proposta do Conselho é adequar o curso à nova realidade do mercado, incluindo mais temas como tecnologia, sustentabilidade, ciência de dados, entre outros. É uma mobilização nacional e queremos o máximo de participação da comunidade contábil de Alagoas ”, explicou.

A apresentação foi seguida de uma discussão mediada pela contadora Rita Medeiros, Coordenadora da Comissão de Estudos Técnicos e Científicos do CRCAL, e da professora Vanessa Veiga, do Grupo de Trabalho de Ensino de Contabilidade da mesma comissão.

Durante o evento, os participantes opinaram e também enviaram sugestões para contribuir com atualização da graduação. Para o presidente José Vieira, a mobilização foi muito produtiva.

“Ficamos felizes com a participação dos acadêmicos, profissionais e sobretudo dos estudantes, que estão vivendo este momento de aprendizado. Atualizar a graduação é muito importante, pois nossa profissão demanda adequação constante ao mercado, às novas tecnologias e à economia global”, disse o presidente.

Participaram do evento a Coordenadora da Comissão Nacional de Educação Contábil, Maria Clara Bugarim, o Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Coordenador Adjunto da Comissão, Elias Caddah o Vice-presidente de Registro do CFC, Carlos Henrique Nascimento e o Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Carlos Melo.

A minuta aberta para comentários está disponível em https://www.gov.br/participamaisbrasil/proposta-de-resolucao-oriunda-do-conselho-federal-de-contabilidade.