Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Plano de Ações do processo de convergência das normas de contabilidade aos padrões emitidos pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) passou por atualização neste mês de março e foi enviado à Ifac pelo presidente do CFC, Zulmir Breda. Nesta semana, o Plano foi publicado no site da Federação.

Para Breda, ao trabalhar com os organismos internacionais da profissão, o CFC colabora para que o Brasil alcance os mais altos padrões de qualidade.

O processo de convergência das normas, no Brasil, é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). As duas entidades brasileiras compõem o corpo de organizações que são membros da Ifac. Atualmente, a Federação Internacional de Contadores conta com instituições associadas em mais de 130 países.

Em comunicado enviado ao CFC, nesta segunda-feira (25), o gerente técnico de Qualidade e Desenvolvimento da Ifac, Manuel Arias, parabenizou as entidades brasileiras pelos esforços quanto ao cumprimento do Statements of Membership Obligations (SMO) Action Plan. A aplicação do Plano de Ação SMO, pelas entidades membros da Ifac, é uma etapa do atual processo de alcance e manutenção da convergência às normas internacionais produzidas pela Federação.

A Ifac edita normas contábeis na área de auditoria, educação, ética, aplicadas ao setor público e destinadas às organizações profissionais de contabilidade.

A próxima atualização do Plano de Ações da convergência, pelas entidades brasileiras, está prevista para março de 2022.

Para conhecer o Plano de Ações atualizado do CFC e do Ibracon, no site da Ifac, clique AQUI.

Também foram atualizados, no site da Ifac, o perfil do CFC, que pode ser conhecido AQUI, e o perfil da jurisdição brasileira, acesse AQUI.