CFC marca presença em evento sobre contabilidade em cooperativas

Por 27/11/2020dezembro 4th, 2020Sem comentários

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

Na manhã desta sexta-feira (27), o vice-presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sergio Faraco, participou da oitava edição do Encontro de Contadores Cooperativistas da Bahia, promovido pelo Sescoop, em parceria com a Oceb. Na ocasião, contadores e dirigentes de cooperativas baianas se reuniram para debater o papel e as atividades do profissional da contabilidade.

Durante o evento virtual, transmitido via plataforma Zoomforam discutidos temas como as responsabilidades técnicas do profissional da contabilidade, o registro de atos na Junta Comercial e o sistema de cadastro e consolidação dos balanços contábeis, financeiros e sociais das cooperativas brasileiras, intitulado Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA). Na oportunidade, os palestrantes também apresentaram o Guia Prático para Contadores de Cooperativas, lançado no dia 29 de junho deste ano (acesse aqui).

Para o vice-presidente de Administração do CFC, a reunião é uma oportunidade para fortalecer habilidades e competências específicas. “A contabilidade de cooperativa é diferente da contabilidade de associação ou de uma empresa comercial. Então, o tratamento deve ter como foco essas particularidades. Um momento como esse possibilita um conhecimento profundo sobre como funciona o setor de cooperativismo”, afirmou.

Em sua fala, o presidente do Conselho Regional da Bahia (CRCBA), Antonio Carlos Ribeiro, ressaltou a importância da busca contínua por conhecimento para melhoria e fortalecimento da gestão contábil e financeira. “O mercado espera que o profissional da contabilidade compreenda seu papel na sociedade em que ele está inserido. Nós, enquanto órgão de classe, seguiremos alertando e ajudando os colegas”, pontuou.