Conhecendo o CRCAL: Áreas de Gestão

Por 03/02/2020novembro 3rd, 2020Sem comentários

Plenário:

Órgão interno soberano do CRCAL, é composto por 12 Conselheiros efetivos e igual número de suplentes. O Plenário se reúne mensalmente, no CRCAL, para apreciação e aprovação de processos de registro, fiscalização e outras matérias, bem como a apresentação das ações das Câmaras de Registro; de Desenvolvimento Profissional; de Administração e Planejamento; Fiscalização, Ética e Disciplinas; e de Controle Interno. Coordenado pelo Presidente do Conselho.

Composição atual dos Conselheiros Efetivos: José Vieira dos Santos, José Alberto Viana Gaia, Adriana Andrade Araújo, Antônio Ricardo Guedes Lins, Nereu Tenório da Silva, Radjalma Lucena Amorim Junior, Anderson de Almeida Barros, Jordão Vieira Junior, Maria José Sobral Tomaz, Nicholas Cansanção do Nascimento, Antonio Lamenha Peixoto Junior e Onofre Raimundo Medeiros Neto.

Conselheiros suplentes: Alexandro Alves Lins Leite, Abinael Félix da Silva, Maria Jandira Eugênio dos Santos, Leomax Correia de Oliveira, Tanísia Marinho Rodrigues, Silvanio Carvalho Bezerra, Cristina Carnaúba Tenório, Maria José Tomaz Sobral, Fellipe de Miranda Freitas Mamede, Ana Paula dos Ramos Santos de Oliveira, Helenice de  Oliveira Silva e Lisângela Maria Rubik da Silva.

Conselho Diretor:

O Conselho Diretor é formado pelo Presidente, José Vieira dos Santos, e Vice-Presidentes: Adriana Andrade Araújo, da Câmara de Registro; Maria José Sobral Tomaz, Câmara de Desenvolvimento Profissional; José Alberto Viana Gaia, Câmara de Administração e Planejamento; Antonio Ricardo Guedes Lins, Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina; e Radjalma Lucena Amorim Junior, da Câmara de Controle Interno.

O Conselho Diretor também se reúne mensalmente para discutir assuntos relevantes da profissão e das diversas câmaras, cujas sugestões são pautadas na plenária seguinte.

Presidência:

O atual presidente é o Contador José Vieira dos Santos. Ele é formado em Ciências Contábeis e pós-graduando em Auditoria Digital e Direito Tributário pela BSSP. Atua como empresário Contábil.

Ingressou no CRCAL como Conselheiro efetivo em 2016, atuou como Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional em 2018 e 2019. José Vieira dos Santos foi eleito presidente do CRCAL por unanimidade para o biênio 2020-2021, no dia 02/01/2020.

Diretoria Executiva:

Funcionária do CRCAL há 43 anos, a Diretora Executiva, Maria Francisca da Silva Araújo Filha, mais conhecida como Selma por ser chamada assim desde criança pela família, conhece afundo a instituição, é a funcionária mais antiga do Sistema CFC/CRCs. Ela, que atravessa quatro décadas no CRCAL, esteve presente em diferentes gestões e se mantém no cargo com paixão e entusiasmo, acompanhando também as mudanças tecnológicas. Praticamente todas as atividades e ações do CRCAL passam pela Selma. Conhecida por grande parte dos profissionais alagoanos e representantes do Sistema CFC/CRCs, ela é Analista Administrativa e uma gestora muito respeitada, que está sempre buscando o desenvolvimento do Conselho.

Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo.

Assessoria da Presidência:

Com a missão de dar o suporte necessário às ações da Presidência e Diretoria Executiva, a Assessoria da Presidência do CRCAL é de responsabilidade do funcionário Welington José dos Santos. Ele desenvolve diversas atividades pertinentes à função, como cuidar da agenda, intermediar contatos, elaborar relatórios e demais ações relacionadas ao cargo.

Assessor da Presidência do CRCAL, Welington José dos Santos.

Sobre o Conselho:

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas foi criado por meio do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, alterado pela Lei nº 12.249, de 11/06/2010, que criou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais.  O CRCAL é uma autarquia de fiscalização do exercício profissional contábil, dotada de personalidade jurídica de direito público.

Sua sede fica localizada na Rua Dona Tereza de Azevedo, 1526, no bairro do Pinheiro, em Maceió, e conta com três representações para atender aos profissionais em cidades do interior de Alagoas, estando em andamento a implantação de mais cinco representações.

O atendimento na capital é realizado das 8h às 13h (horário corrido provisório, neste retorno pós-quarentena), pelo telefone (82) 3194-3030, no instagram @crc_al, no facebook /crcal.crcal e pelo site www.crcal.org.br

Os principais objetivos do Conselho são registrar os profissionais, fiscalizar o exercício da profissão contábil e promover a Educação Continuada por meio de eventos, tais como, cursos, palestras, workshops, mesas redondas e ainda desenvolver ações de interesse da classe.

Atualmente, existem 2.814 Contadores em Alagoas e 1.116 Técnicos em Contabilidade, totalizando 3.930 profissionais no estado. Em relação ao número de empresas, são 198 sociedades, 182 empresários, 108 MEIs e 58 EIRELIs, resultando em 546 estabelecimentos.

Sede do CRCAL.