Conhecendo o CRCAL: Áreas de Gestão

Plenário:

Órgão interno soberano do CRCAL, é composto por 12 Conselheiros efetivos e igual número de suplentes. O Plenário se reúne mensalmente, no CRCAL, para apreciação e aprovação de processos de registro, fiscalização e outras matérias, bem como a apresentação das ações das Câmaras de Registro; de Desenvolvimento Profissional; de Administração e Planejamento; Fiscalização, Ética e Disciplinas; e de Controle Interno. Coordenado pelo Presidente do Conselho.

Composição atual dos Conselheiros Efetivos: Paulo Sergio Braga da Rocha, José Vieira dos Santos, José Alberto Viana Gaia, Onofre Raimundo Medeiros Neto, Adriana Andrade Araújo, Jeovanes de Oliveira Silva, Antônio Ricardo Guedes Lins, Nereu Tenório da Silva, Radjalma Lucena Amorim Junior, Anderson de Almeida Barros, Jordão Vieira Junior e Avelino Carvalho Araújo.

Conselheiros suplentes: Alexandro Alves Lins Leite, Abinael Félix da Silva, Maria Jandira Eugênio dos Santos, Leomax Correia de Oliveira, Antonio Lamenha Peixoto Junior, Tanísia Marinho Rodrigues, Silvanio Carvalho Bezerra, Cristina Carnaúba Tenório, Maria José Tomaz Sobral, Fellipe de Miranda Freitas Mamede e Mourivaldo Wanderley Duarte.

Plenária do CRCAL.

Conselho Diretor:

O Conselho Diretor é formado pelo Presidente, Paulo Braga, e Vice-Presidentes: Adriana Andrade Araújo, da Câmara de Registro; José Vieira dos Santos, Câmara de Desenvolvimento Profissional; José Alberto Viana Gaia, Câmara de Administração e Planejamento; Onofre Raimundo, Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina; e Jeovanes de Oliveira Silva, da Câmara de Controle Interno.

O Conselho Diretor também se reúne mensalmente para discutir assuntos relevantes da profissão e das diversas câmaras, cujas sugestões são pautadas na plenária seguinte.

Conselho diretor do CRCAL.

Presidência:

O atual presidente é o Contador Paulo Sergio Braga da Rocha. Ele é formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria e Controladoria. Atua como empresário Contábil. É vogal da Junta Comercial do Estado de Alagoas, representado o CRCAL. Foi professor de Contabilidade Geral.

Ingressou no CRCAL como Conselheiro efetivo em 2004, foi reconduzido nas eleições seguintes no período de 2008 a 2013, quando assumiu a Vice-Presidência de Registro. Em 2014, foi eleito Vice-Presidente de Administração e Finanças e, em 2016, assumiu a Presidência do Conselho, cargo para o qual foi reconduzido na última eleição. Paulo Braga foi reeleito para o biênio 2018-2019.

Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha

Diretoria Executiva:

Funcionária do CRCAL há 42 anos, a Diretora Executiva, Maria Francisca da Silva Araújo Filha, mais conhecida como Selma por ser chamada assim desde criança pela família, conhece afundo a instituição, é a funcionária mais antiga do Sistema CFC/CRCs. Ela, que atravessa quatro décadas no CRCAL, esteve presente em diferentes gestões e se mantém no cargo com paixão e entusiasmo, acompanhando também as mudanças tecnológicas. Praticamente todas as atividades e ações do CRCAL passam pela Selma. Conhecida por grande parte dos profissionais alagoanos e representantes do Sistema CFC/CRCs, ela é Analista Administrativa e uma gestora muito respeitada, que está sempre buscando o desenvolvimento do Conselho.

Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo.

Assessoria da Presidência:

Com a missão de dar o suporte necessário às ações da Presidência e Diretoria Executiva, a Assessoria da Presidência do CRCAL é de responsabilidade do funcionário Welington José dos Santos. Ele desenvolve diversas atividades pertinentes à função, como cuidar da agenda, intermediar contatos, elaborar relatórios e demais ações relacionadas ao cargo.

Assessor da Presidência do CRCAL, Welington José dos Santos.

Sobre o Conselho:

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas foi criado por meio do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, alterado pela Lei nº 12.249, de 11/06/2010, que criou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais.  O CRCAL é uma autarquia de fiscalização do exercício profissional contábil, dotada de personalidade jurídica de direito público.

Sua sede fica localizada na Rua Dona Tereza de Azevedo, 1526, no bairro do Pinheiro, em Maceió, e conta com três representações para atender aos profissionais em cidades do interior de Alagoas, estando em andamento a implantação de mais cinco representações.

O atendimento na capital é realizado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (82) 3194-3030, no instagram @crc_al, no facebook /crcal.crcal e pelo site www.crcal.org.br

Os principais objetivos do Conselho são registrar os profissionais, fiscalizar o exercício da profissão contábil e promover a Educação Continuada por meio de eventos, tais como, cursos, palestras, workshops, mesas redondas e ainda desenvolver ações de interesse da classe.

Atualmente, existem 2.723 Contadores em Alagoas e 1.141 Técnicos em Contabilidade, totalizando 3.864 profissionais no estado. Em relação ao número de empresas, são 181 sociedades, 134 empresários, 142 MEIs e 52 EIRELIs, resultando em 509 estabelecimentos.

Sede do CRCAL.