Skip to main content
search
Destaques

Conhecendo o CRCAL: Departamentos de Registro e Fiscalização

Por 05/02/2020setembro 9th, 2021Sem comentários

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Registro:

Após a conclusão do curso de bacharel em Ciências Contábeis e da aprovação no Exame de Suficiência, o próximo passo que deve ser dado pelos novos profissionais da classe contábil é procurar o departamento de registro do CRCAL. Coordenado pela funcionária Vera Braga, o setor é responsável pelo registro dos novos profissionais e, consequentemente, emissão das carteiras de identidade profissional.

Outra atividade importante desempenhada pelo departamento é a atualização cadastral dos profissionais, o qual sempre busca informações junto aos profissionais, mantendo atualizados dados, como, por exemplo, endereço, telefone, e-mail.

Com os dados atualizados, o CRCAL mantém contato com os profissionais para divulgar eventos, alterações na legislação, novidades de entidades parceiras, entre muitos outros assuntos que são de interesse da classe contábil alagoana.

Subordinado à Câmara de Registro, cuja Vice-Presidente é a Contadora Adriana Andrade Araújo, o departamento agenda mensalmente a entrega das carteiras dos processos aprovados no mês anterior, no dia da Sessão Plenária do CRCAL, para que os novos profissionais conheçam o Plenário e saibam mais sobre o funcionamento do órgão.

Eles recebem as boas-vindas da Vice-Presidente Adriana Andrade Araújo, orientações sobre a profissão contábil, explicações sobre o Sistema CFC/CRCs, fazem o juramento e recebem suas carteiras, se tornando, assim, aptos para atuar no mercado de trabalho.

Quem precisar entrar em contato com o setor de registro do CRCAL pode ligar para o (82) 3194-3007 ou enviar e-mail para registro@crcal.org.br. O departamento funciona de segunda a sexta-feira e o atendimento presencial é feito mediante agendamento por e-mail, das 7h às 13h (horário especial, devido à pandemia da Covid-19).

Vera Braga.

Fiscalização:

Coordenado pelo Fiscal Contador Christiano Rodrigues Batista, o setor conta com a colaboração dos também funcionários do CRCAL, Fiscal Contadora Arabia Alves dos Santos, Tereza Cristina da Rocha Santos como Assistente Administrativa e Carla Nathasha Santos Lorentino como estagiária.

Subordinado à Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, que tem como Vice-Presidente o Conselheiro Antonio Ricardo Guedes Lins, o Departamento de Fiscalização, por meio de seus integrantes, realiza visitas frequentes aos profissionais e às organizações contábeis com o intuito de verificar a conduta ética e disciplinar, orientando e utilizando dos recursos pertinentes ao setor, como notificações e autos de infração, quando necessário.

Com o objetivo maior de educar e não de punir, o setor também é responsável pela apuração de denúncias com visitas in-loco e pelo andamento dos processos relacionados aos casos confirmados de irregularidades na profissão na esfera administrativa, já que no âmbito criminal cabe à Assessoria Jurídica do órgão tomar as medidas cabíveis.

Uma campanha que vem sendo levantada pela Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAL é a de combate à atuação de leigos no estado, ou seja, de pessoas que não atendem aos requisitos exigidos por lei para exercer a profissão contábil. Quando constatados, esses casos são denunciados ao Ministério Público Estadual e Federal para as devidas providências.

Não só os profissionais, como estudantes e a sociedade em geral, podem e devem atuar como parceiros do CRCAL, por meio de denúncias, nas quais o denunciante não precisa se identificar.

O setor de Fiscalização está aberto para o atendimento ao público pelo telefone (82) 3194-3006 e também pelo e-mail para fiscalizacao@crcal.org.br. O atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, feito mediante agendamento por e-mail, das 7h às 13h (horário especial, devido à pandemia da Covid-19), na Rua Dona Tereza de Azevedo, no Pinheiro, em Maceió.

Christiano Rodrigues Batista

Tereza Cristina da Rocha Santos

Arabia Alves dos Santos

Departamento de Fiscalização

Close Menu