Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Registro:

Após a conclusão do curso de bacharel em Ciências Contábeis e da aprovação no Exame de Suficiência, o próximo passo que deve ser dado pelos novos profissionais da classe contábil é procurar o departamento de registro do CRCAL. Coordenado pela funcionária Vera Braga, o setor é responsável pelo registro dos novos profissionais e, consequentemente, emissão das carteiras de identidade profissional.

Outra atividade importante desempenhada pelo departamento é a atualização cadastral dos profissionais, o qual sempre busca informações junto aos profissionais, mantendo atualizados dados, como, por exemplo, endereço, telefone, e-mail.

Com os dados atualizados, o CRCAL mantém contato com os profissionais para divulgar eventos, alterações na legislação, novidades de entidades parceiras, entre muitos outros assuntos que são de interesse da classe contábil alagoana.

Subordinado à Câmara de Registro, cuja Vice-Presidente é a Contadora Adriana Andrade Araújo, o departamento agenda mensalmente a entrega das carteiras dos processos aprovados no mês anterior, no dia da Sessão Plenária do CRCAL, para que os novos profissionais conheçam o Plenário e saibam mais sobre o funcionamento do órgão.

Eles recebem as boas-vindas da Vice-Presidente Adriana Andrade Araújo, orientações sobre a profissão contábil, explicações sobre o Sistema CFC/CRCs, fazem o juramento e recebem suas carteiras, se tornando, assim, aptos para atuar no mercado de trabalho.

Quem precisar entrar em contato com o setor de registro do CRCAL pode ligar para o (82) 3194-3007 ou enviar e-mail para registro@crcal.org.br. O departamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e, das 13h30 às 17h30.

Vera Braga.

Fiscalização:

Coordenado pelo Fiscal Contador Kedson Queiroz Andrade, o setor conta com a colaboração dos também funcionários do CRCAL, Fiscal Contador Christiano Rodrigues Batista e Tereza Cristina da Rocha Santos como Assistente Administrativa.

Subordinado à Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, que tem como Vice-Presidente o Conselheiro Onofre Raimundo Medeiros Neto, o Departamento de Fiscalização, por meio de seus integrantes, realiza visitas frequentes aos profissionais e às organizações contábeis com o intuito de verificar a conduta ética e disciplinar, orientando e utilizando dos recursos pertinentes ao setor, como notificações e autos de infração, quando necessário.

Com o objetivo maior de educar e não de punir, o setor também é responsável pela apuração de denúncias com visitas in-loco e pelo andamento dos processos relacionados aos casos confirmados de irregularidades na profissão na esfera administrativa, já que no âmbito criminal cabe à Assessoria Jurídica do órgão tomar as medidas cabíveis.

Uma campanha que vem sendo levantada pela Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAL é a de combate à atuação de leigos no estado, ou seja, de pessoas que não atendem aos requisitos exigidos por lei para exercer a profissão contábil. Quando constatados, esses casos são denunciados ao Ministério Público Estadual e Federal para as devidas providências.

Não só os profissionais, como estudantes e a sociedade em geral, podem e devem atuar como parceiros do CRCAL, por meio de denúncias, nas quais o denunciante não precisa se identificar.

O setor de Fiscalização está aberto para o atendimento ao público pelo telefone (82) 3194-3006 e também pelo e-mail para fiscalizacao@crcal.org.br. O atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e, das 13h30 às 17h30, na Rua Dona Tereza de Azevedo, no Pinheiro, em Maceió.

Kedson Queiroz Andrade.

Tereza Cristina da Rocha Santos.

Christiano Rodrigues Batista

Departamento de Fiscalização.