Conselho Federal de Contabilidade participa da Assembleia Anual do Glenif

Por 27/11/2020dezembro 4th, 2020Sem comentários

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda; e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho,  participaram, nesta sexta-feira (27), da Assembleia Anual do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif, sigla em espanhol).

Presidido pelo contador argentino, Jorge José Gil, o Grupo tem como objetivo  trabalhar em parceria com o International Accounting Standards Board – Iasb e organismos relacionados, em aspectos técnicos, respeitando a soberania nacional de cada país membro, para promover a adoção da convergência das normas internacionais emitidas pelo Iasb; cooperar com governos, reguladores e outras organizações regionais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhor qualidade financeira das demonstrações; e colaborar com a difusão das normas emitidas pela Iasb.

Durante a Assembleia Anual, Jorge Gil apresentou as atividades promovidas em 2020 e um resumo da atuação dos 91 grupos técnicos de trabalho, bem como os principais desafios para o próximo ano. “Temos grandes desafios para o desenvolvimento da América Latina e precisamos continuar gerando encontros técnicos nos diversos países da nossa Região, bem como apoiar os processos de convergência; melhorar os nossos aspectos comunicacionais para aumentar a disseminação da missão do Glenif e, também, potencializar a nossa relação com o IASB e demais entidades relacionadas”, afirmou Jorge Gil.

Os  integrantes  do Glenif também aprovaram a incorporação da atividade técnica do GLENIF à criação da Associação Civil do Grupo constituindo, assim, uma única entidade. Na ocasião, o Brasil também foi eleito para a suplência do Conselho Fiscal da instituição. O País já possui uma cadeira efetiva na atual diretoria que é representada pelo contador José Luis Ribeiro de Carvalho.

O presidente do CFC aproveitou o encontro para convidar o Glenif para realizar a sua próxima assembleia anual durante a Conferência Interamericana de Contabilidade, prevista para ser realizada no Brasil, em outubro de 2021.  “Ainda não sabemos o formato do evento, se será físico ou na modalidade on-line, mas entendemos que a participação dos organismos internacionais é fundamental para o intercambio de experiências e boas práticas”, complementou Breda.

Reunião do Diretório do Glenif com o Brasil

Antes da Assembleia Anual, os representantes do CFC reuniram-se com os membros do Diretorio do Glenif para discutir temas de interesse sobre o funcionamento e as atividades no Grupo, bem como o apoio do Conselho Federal de Contabilidade ao organismo.