CPC realiza evento on-line para discutir projeto do Iasb

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Com a finalidade de ampliar a discussão e reunir contribuições para a elaboração de uma carta-comentário a ser enviada ao International Accounting Standards Board (Iasb), o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) realizou a Mesa de Debate Virtual, nesta sexta-feira (7), sobre o Projeto de Demonstrações Financeiras Primárias.

O evento foi moderado pelo vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio Coelho, e contou com abordagens de Silvio Takahashi, membro do Grupo Técnico (GT Iasb) do CPC; de Luiz Murilo Strube, representante dos preparadores; de Osvaldo Favero e de Paulo Roberto Ferreira, ambos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em audiência pública até o dia 30 de setembro, o Exposure Draft (ED) General Presentation and Disclosures, que compõe o Projeto de Demonstrações Financeiras Primárias do Iasb, é considerado relevante diante da abrangência de seus efeitos. De acordo com a apresentação feita por Silvio Takahashi, a minuta reformula a norma IAS 1 e provoca alterações nas normas IAS 7, IFRS 12, IAS 33 e IAS 34.

O ED General Presentation and Disclosures surgiu para atender a uma demanda de investidores – que foi identificada na última consulta feita pelo Iasb, em 2015, sobre o seu plano de trabalho –, e tem a finalidade de aprimorar a forma como a informação é comunicada nas demonstrações contábeis e como é apresentada fora delas, trazendo regras a determinados indicadores de performance non-GAAP – informação por demanda de usuários específicos, que não está padronizada nas normas contábeis.

Quem não pôde participar da Mesa de Debate Virtual, pode assistir à gravação transmitida pelo canal do CFC no YouTube: https://youtu.be/O46HLUST_z0

O CPC elaborou um documento prévio ao evento on-line, contendo o contexto e questões preliminares para discussão, que pode ser acessado AQUI.

Webinar em português

O representante do Brasil no Board do Iasb, Tadeu Cendón, irá fazer a apresentação do projeto em audiência pública em um webinar, no próximo dia 11 de agosto, às 11 horas (horário de Brasília). Este será o terceiro webinar em português apresentado por Cendón.

Segundo ele, o foco do webinar será desagregação, incluindo orientações gerais; análise dedespesas operacionais, por natureza ou por função; e receitas e despesas não-usuais. “Esta será mais uma oportunidade para se ter um pouco mais de insight sobre a proposta, já que foca nesses temas específicos”, disse Cendón.

Para participar, é necessário se inscrever. Inclusive, será possível enviar perguntas antecipadamente.

Clique AQUI para se inscrever.