eSocial tem início para o 3º grupo em 10 de janeiro

Pequenas e médias empresas, além de organizações sem fins lucrativos devem aderir

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O prazo para que MEIs, empresas optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais e organizações sem fins lucrativos, como ONGs e condomínios, ingressem no eSocial se inicia na quinta-feira (10/01/2019).

Nesta primeira fase do terceiro grupo, é preciso enviar informações sobre o cadastro empregador e tabelas. O prazo vai até 09/04, porém como se trata de uma nova plataforma, é recomendável não deixar para última hora, evitando assim o risco de multas.

“Uma dica importante é ver se os dados estão atualizados, principalmente quando se trata de funcionários. O eSocial exige não só o envio em tempo hábil das informações, como também a veracidade delas”, alerta o contador Lamenha Junior, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas.

Considerado uma das maiores revoluções no universo trabalhista, o eSocial unifica várias declarações em um só portal. O novo sistema está sendo implantado em diversas fases e grupos. O quarto e último grupo terá início em 2019 com os órgãos públicos.

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, vem realizando diversos eventos gratuitos com o objetivo de capacitar os profissionais da área, que possuem papel importante na implementação do eSocial junto aos seus clientes.

Pelo site www.crcal.org.br, é possível acompanhar a agenda de eventos do CRCAL e notícias sobre o andamento da implantação do eSocial, bem como os prazos e as obrigações que devem ser cumpridas em cada etapa.