Destaques

CRCAL e TCE-AL realizam capacitação em ambientação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Treinamento ocorreu nos dias 27 e 28/01

Por Ascom CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), por meio da Escola de Contas Públicas, realizam, nos dias 27 e 28/01, a capacitação em Ambientação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), buscando capacitar e preparar estagiários para o ambiente de trabalho no Tribunal.

O evento teve início no plenário do TCE, com a mesa composta pelo presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos; a coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) do CRCAL, conselheira Lisângela Rubik; o secretário de Economia do município de Maceió, João Felipe Alves Borges; o presidente do TCE-AL, conselheiro Otávio Lessa; o diretor de Coordenação de Técnicos do TCE-AL, José Bezerra Costa, e o diretor e a diretora técnica da Escola de Contas, conselheiro Rodrigo Siqueira e Kézia Rodrigues.

Os estagiários de Contabilidade, contratados através do Termo de Convênio firmado entre o TCE-AL e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), iniciarão em breve as atividades no Tribunal.

Com duração de dois dias, o treinamento foi iniciado pela coordenadora Lisângela Rubik, também professora, que explanou sobre Leis Orçamentárias, Receita e Despesa Pública, Créditos Adicionais e Balancete Orçamentário.

“Representar a Comissão de CASP do CRCAL é, realmente, uma honra. Gostaria que vocês (estagiários) demonstrassem o melhor do que estão recebendo em sala de aula. Aqui, terão um nivelamento de conhecimento com o melhor corpo técnico para lecionar para vocês”, disse Lisângela Rubik.

O treinamento também contou com a participação dos professores Jailton Nicácio, Ricardo Leite, Alexsandro Lins e Maria Augusta, que falaram sobre Limites Constitucionais, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Gestão Fiscal, respectivamente.

“Quero agradecer a todos que compõem o TCE/Alagoas, em nome do seu conselheiro presidente, Otávio Lessa, e reafirmar que o CRCAL está à disposição para construirmos juntos um novo tempo, no qual as contadoras e os contadores públicos têm o seu devido valor reconhecido. Esperamos que, dessa exitosa parceria, possamos colher mais frutos, como a realização de concursos públicos para os profissionais contábeis em órgãos estaduais e municipais”, afirmou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

O Tribunal de Contas destacou a importância de ter contadores públicos em todos os municípios, câmaras e órgãos alagoanos, para seja possível atuar mais perto das demandas dos jurisdicionados e sinalizou positivamente para a realização de concurso público para os profissionais contábeis. “O próprio Tribunal vai abrir um concurso esse ano, que vai dar oportunidade de efetivação, é o nosso objetivo. O Tribunal não existe sem os Contadores, eles são essenciais”, concluiu o presidente Otávio Lessa.

Assista a abertura do evento pelo link: https://youtu.be/tNJ7bRnyFPk