Destaques

CRCAL se reúne com Semec para conferir mudanças na plataforma de emissão de notas fiscais

Secretaria atualizou sistema e vai lançar novo aplicativo

Fotos: Ascom Semec

A plataforma de emissão de notas fiscais, “Giss Online”, foi atualizada e ganhou um novo aplicativo. O intuito das mudanças é promover mais acessibilidade e praticidade na emissão de notas, um dos serviços mais utilizados pelos contribuintes na capital. O novo sistema foi apresentado ao Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) pela Secretaria Municipal de Economia de Maceió (Semec), na manhã dessa sexta-feira (10), em reunião realizada na sede da Secretaria.

Segundo a Semec, a inovação vem em duas vertentes: atualização no sistema da plataforma e o lançamento de um aplicativo, que vai possibilitar a utilização de todos os serviços disponíveis no site. Ainda segundo a secretaria, as novas possibilidades estarão disponíveis a partir do dia 2 de agosto.

Uma das mudanças em destaque é a dispensa da obrigação acessória de encerramento da competência, o que deverá reduzir a burocracia do processo e oferecer mais agilidade aos usuários. Além disso, o acesso à plataforma agora poderá ser efetuado com o CPF do representante legal da empresa e não mais com o número de inscrição municipal, trazendo mais segurança aos dados do contribuinte.

Representando o CRCAL, estiveram presentes o Presidente, José Vieira, a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional, Maria José Sobral, e o conselheiro efetivo do CRCAL e representante do CRCAL na Semec, Lamenha Júnior. Já pela Semec, estiveram presentes o secretário adjunto de Administração Tributária, Alexandre de Albuquerque, e a Diretora de Tributação, Maria Luiza. Além de auditores fiscais da Semec e integrantes da Giss Online.

“Este é um momento muito produtivo onde o setor fiscal do município se une ao Conselho para que juntos possamos aprimorar nossos conhecimentos e facilitar o uso desse sistema” ressaltou Lamenha Júnior.

Durante o período da tarde, ainda na sexta (10), as novidades da plataforma foram apresentadas em formato de palestra na sede do CRCAL. O evento contou com a presença de conselheiros e contadores e teve como intuito para explicar o novo formato e retirar possíveis dúvidas.