Notícias

Dia da Micro e Pequena Empresa: CFC parabeniza as mais de 7 milhões de MPEs

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

A crise gerada pelo novo coronavírus impactou fortemente a economia. Mesmo em meio à paralisação da maior parte das atividades ao redor do país, o número de micros e pequenas empresas segue crescendo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prevê que, até o fim do ano, cerca de 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou empresa recente (de até 3,5 anos de atividade). Com isso, o Brasil deve registrar o maior nível de empreendedores da história.

No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia da Micro e Pequena Empresa e o Brasil conta com mais de sete milhões delas espalhadas pelo país, além de 10,9 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). De acordo com o Sebrae, juntos, eles são responsáveis por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda,  destacou a importância do segmento para o desenvolvimento sustentável do País e ressaltou a parceria entre profissionais da contabilidade e empresas, durante a pandemia, na missão de garantir a manutenção dos empregos. “As micros e pequenas empresas são hoje responsáveis por 97% dos negócios que acontecem no país e respondem por 52% dos empregos que são gerados. Então, manter essas atividades funcionando era uma questão fundamental para que o Brasil não parasse de vez. Por isso, o nosso trabalho, a princípio, foi cuidar para que elas pudessem efetivamente sobreviver durante a crise”, lembrou.

Ele também parabenizou o segmento pela resiliência que tem encontrado em tempos difíceis para a economia e para a sociedade. “Foram muitas legislações para serem interpretadas – mudanças necessárias para garantir a saúde financeira. Um trabalho árduo e muito significativo para todo o país”, ressaltou.

Com o objetivo de celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa, a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e o Sebrae promoveram um evento on-line nesta segunda-feira (5).

A transmissão ao vivo foi liderada pelo presidente da Frente, senador Jorginho Mello (PL-SC). Também estiveram presentes o presidente do Sebrae, Carlos Melles; o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa; o assessor especial do Ministério da Economia e  ex-presidente do Sebrae, Afif Domingos.O encontro prestou uma homenagem aos empreendedores e debateu temas, como os avanços na concessão de crédito, os impactos da reforma tributária nas MPEs e os desafios advindos com a retomada das atividades. Para assistir ao

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.