Skip to main content
search
DestaquesNotícias

Educação continuada e fiscalização marcam debates de plenária do mês de agosto

O plenário do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) se reuniu no último dia 26 para realização da sessão ordinária mensal, referente ao mês de agosto. A plenária contou com 13 participantes e foi precedida por sessão do TRED – Tribunal Regional de Ética e Disciplina.

As sessões plenárias ocorrem sempre uma vez por mês de forma ordinária, ou podem ser convocadas sempre que necessário, de forma extraordinária. Participam da reunião o Conselho Diretor, composto pelo presidente e os quatro vice-presidentes do CRCAL, e pelos conselheiros efetivos ou seus suplentes, em caso de impossibilidade do titular. 

No TRED, os membros analisaram o recurso de um processo disciplinar por violação no Código de Ética da profissão contábil, decidindo pela cassação do registro do réu. 

Com a sentença regional, o processo seguirá para a instância superior, no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Por sua vez, o Tribunal Superior de Ética de Disciplina analisará o julgamento regional e decidirá por sua homologação ou revisão. 

FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA

Já na sessão plenária de agosto, conduzida pelo presidente José Vieira, o vice-presidente de Registro, Ética, Fiscalização e Disciplina, Antônio Ricardo Guedes Lins, apresentou um balanço de sua câmara. Entre os meses de julho e agosto, foram analisados 40 processos de fiscalização e colocados para homologação da plenária. 

“Gostaria de ressaltar o empenho dos servidores e conselheiros que compõem a Câmara de Fiscalização, pela celeridade de analisar e emitir seus pareceres. Os processos de fiscalização estão sendo resolvidos dentro do prazo, sem atrasos”, comentou o VP Antônio Ricardo. 

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Carlos Melo, apresentou ao plenário um resumo das ações do Desenprof. Os destaques foram o lançamento da agenda de cursos gratuitos e da série de palestras Papo de Mestre. Este último projeto com contadores com mestrado pela FUCAPE Business School (ES), feito por meio de um convênio entre o CRCAL e a Instituição de Ensino Superior, 

“O Conselho está ofertando 11 cursos de atualização, todos online e gratuitos. A maior parte é pontuada no Programa de Educação Profissional Continuada, somando inclusive mais de 40 pontos. Os profissionais que necessitam cumprir o PEPC podem obter seus pontos do ano sem precisar desembolsar mais nada”, destacou o VP José Carlos. 

No encerramento da reunião, o presidente José Vieira elogiou as ações da Comissão da Mulher Contabilista, pelas duas rodas de conversa sobre Assédio, ocorridas em Maceió (15)  e Arapiraca(18), e pelo Programa de Voluntariado Contábil, com a campanha do mês do Voluntário.

“Pude prestigiar o debate sobre assédio contra mulheres, de grande nível e de fundamental importância em nossa caminhada pela equidade de gênero. Assim como a mobilização do programa CRCAL Voluntário, unindo nossa classe para a solidariedade. Queremos sempre manter o nosso conselho atuante e prestando o melhor serviço para os profissionais e bem como toda a sociedade”, comentou o presidente.  

Participaram também da plenária de agosto as conselheiras Lisângela Rubik, Luciana Lemos, Maria Jandira Eugênio e Maria José Tomaz;  os conselheiros Nícholas Nascimento (VP de Controle Interno), Lamenha Filho, Radjalma Amorim Junior, Jordão Vieira (Arapiraca) e Silvanio Bezerra (Delmiro Gouveia); e o conselheiro federal Alberto Gaia. A Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo e a assessora da presidência, Waldenice Barros, também integraram a equipe técnica da sessão.

 

 

Close Menu