Ifac divulga publicação para apoiar aplicação do Código Internacional de Ética

Por Maristela Girotto com informações da IFAC

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) divulgou, este mês, o Guia para Organizações Profissionais de Contabilidade – Desenvolvendo Boas Práticas para Membros que Prestam Consultoria Tributária.

O Guia objetiva apoiar as Organizações Profissionais da Contabilidade (PAOs, na sigla em inglês) no fornecimento de orientações sobre a aplicação do Código Internacional de Ética para Profissionais da Contabilidade ao fornecer consultoria tributária. A publicação está disponível para consulta, no site da Ifac, em inglês.

De acordo com a Federação, este Guia, de caráter orientativo, enfatiza que o comportamento ético em relação à consultoria tributária é crucial, e as PAOs têm a responsabilidade de garantir que seus membros, que fornecem consultoria tributária, mantenham a reputação da profissão.

A divulgação feita pela Ifac sobre a publicação do Guia traz dados de uma pesquisa do G20 sobre confiança pública em impostos – G20 Public Trust in Tax 2019 –, conduzida pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA), Chartered Accountants Australia and New Zealand (CA ANZ) e Federação Internacional de Contadores –, que descobriu que as pessoas, dos países membros do G20, continuam a ter o mais alto nível de confiança nos contadores como profissionais atuantes na área tributária. Para a Ifac, esta posição significa uma grande oportunidade, para a profissão, de gerar confiança no sistema tributário de cada país.