IFRS para PMEs: CFC realiza webinar sobre a consulta pública do Iasb

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai realizar, nesta sexta-feira (23), às 10 h (horário de Brasília), um webinar sobre a consulta pública do International Accounting Standards Board (Iasb) que visa à atualização da norma IFRS para Pequenas e Médias Empresas – IFRS for SMEs Standard. A apresentação do tema será feita pelo contador brasileiro e membro do Board do Iasb, Tadeu Cendón.

Em português, Cendón irá explicar, entre outros pontos, o pedido de informações do Iasb sobre a estrutura da norma, para decidir se, como e quando alinhar a IFRS para PMEs com as normas IFRS (full). O Iasb quer saber até que nível o normativo para PMEs deve estar alinhado com a norma completa, seguindo os princípios de relevância, simplificação e representação fiel.

Em âmbito nacional, a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TG) 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, que está relacionada à IFRS para PMEs, é aplicável à maioria das empresas no país.

Como participar

O webinar será realizado através da plataforma Zoom e terá transmissão pelo canal do CFC no YouTube – www.youtube.com/CFCBSB.

Para receber certificado de participação no evento on-line, é necessário se inscrever no Sistema de Eventos do CFC – clique AQUI para acessar a apresentação pelo Zoom. No ato da inscrição, será enviado, ao e-mail cadastrado no sistema, um link para acessar a plataforma.

Ainda, o webinar está em processo de credenciamento no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

A carga horária do evento será de 1h30.

Países de língua portuguesa

O CFC enviou convite à União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp) para participação no webinar e estendeu o chamado a todos os profissionais daqueles países.

A Ucalp é uma associação sem fins lucrativos, formalizada em setembro de 2019, que congrega as entidades reguladoras da profissão contábil e de auditoria dos países ou regiões de língua portuguesa.