Inovação e tecnologia são temas de seminário do CFC: participe!

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com apoio do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), está realizando, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), o Seminário de Inovação e Tecnologia, destinado aos profissionais da contabilidade. A abertura do evento, que é virtual e gratuito, foi feita pelo presidente do CFC, Zulmir Breda, e pelo coordenador da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia do CFC, Márcio José dos Santos.

“Precisamos aprender os conceitos e as questões que envolvem a inteligência artificial, a robótica nos processos, o aprendizado de máquinas. Esses são conteúdos fundamentais para o nosso trabalho, por isso é importante avançarmos no conhecimento e no uso das ferramentas tecnológicas disponíveis”, afirmou Breda.

Segundo o presidente, a Comissão de Ciência e Tecnologia do CFC foi criada exatamente com o propósito de disseminar o conhecimento a respeito das ferramentas que estão hoje à disposição do mercado e que devem ser usadas pelos profissionais da área.

Breda explicou que a comissão está vinculada à Vice-Presidência Técnica do CFC por envolver também a área de normatização. ”É provável que, no futuro, tenhamos normas específicas sobre o tema tecnologia”, disse.

Outro ponto abordado pelo presidente do CFC, na abertura do seminário, foi o papel da tecnologia como aliada da atividade contábil, no sentido de liberar os profissionais de tarefas repetitivas para executarem trabalhos mais nobres da área. “Há poucos anos, a mídia divulgou notícias de que as inovações tecnológicas iriam colocar em risco a profissão contábil, uma vez que as ferramentas poderiam substituir os contadores”, lembrou Breda, afirmando que essas notícias não passaram de desconhecimento sobre a atividade contábil.

O presidente reforçou a importância do seminário para disponibilizar conteúdo, gratuitamente, aos profissionais da área.

Programação

O coordenador da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia do CFC, Márcio José dos Santos, na abertura, comentou resumidamente os temas em debate no evento.

O primeiro painel da tarde desta quinta-feira (12) foi sobre a Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que trata da implantação do Governo Digital. O tema ficou a cargo de João Paulo Ferreira Machado, coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência e coordenador do projeto eSocial; e de Lucélia Lecheta, vice-presidente de Registro do CFC e integrante da comissão, que fez a moderação das discussões sobre o tema.

O painel seguinte foi “Blockchain e Impactos para a Contabilidade”, tema abordado por Oliver Cunningham, sócio responsável pela área de transformação digital e inovação da KPMG; e por Antônio Carlos Amorim, diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Aconselheira do CFC Ângela Andrade Dantas Mendonça, integrante da comissão, foi a mediadora do debate.

O terceiro painel da tarde foi “LGPD, Segurança de Dados e os Impactos nas Empresas de Contabilidade”, que contou com a participação de Luiz Fernando Nóbrega, consultor sênior de Compliance na LF Nóbrega Consultoria; de Elys Tevania, diretora e Data Protection Officer (DPO) do CFC; e da consultora e analista de negócios na área contábil Jení Carla Fritzke Schülter.

Nesta sexta-feira (13), a programação será retomada a partir das 9h, com abertura a ser feita pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior. Em seguida, haverá os painéis “Trabalhando no Modelo Híbrido ou Remotamente – Work From Anywhere” – e “Regulações Mundo Afora”. O encerramento será feito pelo vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho.

A Comissão

A Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia do CFC foi instituída pela Portaria nº 15/2019 e é composta pelos seguintes membros: Márcio José dos Santos (coordenador), Lucélia Lecheta, Ângela Andrade Dantas Mendonça, Leonardo Monteiro Lummertz, Jení Carla Fritzke Schulter, Ana Maria Galloro Laporta, Fábio Moraes da Costa, Elys Tevania Alves de Souza Carvalho e Felipe Gonçalves Bastos.

Como participar

O seminário é transmitido pelo canal do CFC no YouTube (https://youtube.com/CFC/BSB) e também pela plataforma Zoom.

Para o registro de presença, é necessário se inscrever no sistema de eventos do CFC (https://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/) e acompanhar a programação pelo Zoom.

O Seminário recebeu a pontuação de 4,5 para todas as categorias do Programa de Educação Profissional Continuada.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.