Skip to main content
search
Notícias

Notícias Internacionais: conheça as novidades da área contábil desta segunda-feira (30)

Segunda-feira (30)

Acompanhando as mudanças do Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais: Uma Cartilha para Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio portes e as Pequenas e Médias Empresas

O Conselho internacional para padrões de ética (IESBA, na sigla em inglês) vem trabalhando arduamente, mesmo com o início da pandemia em 2020, em diversas alterações para o Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais – conhecido como “the Code” (incluindo as incluindo as Normas Internacionais de Independência).

A matéria traz o sumário das principais mudanças no Código.

Saiba mais:

https://www.ifac.org/knowledge-gateway/supporting-international-standards/discussion/keeping-changes-international-code-ethics-professional-accountants-primer-smps-and-smes

Fonte: site da IFAC

Conferência Virtual 2021 de Normatizadores mundiais – 27 e 28 de setembro

A conferência dos normatizadores mundiais será realizada nos dias 27 e 28 de setembro. Neste ano, devido à pandemia e as restrições para viagens internacionais, será totalmente virtual.

A conferência proporciona uma oportunidade para que os emissores de normas dos países possam se atualizar e discutir as atividades da Fundação IFRS. O evento oferecerá sessões interativas de perguntas e respostas – onde os participantes poderão fazer perguntas aos apresentadores – discussões em painéis e oportunidades para networking virtual com outros colegas participantes e com palestrantes.

Saiba mais:

https://www.ifrs.org/news-and-events/events/2021/september/world-standard-setters-virtual-conference-2021/

Fonte: Site IFRS Foundation

 

Sexta-feira (27)

Estão disponíveis os documentos para o evento do Grupo de Implementação das PMEs, organizado pela IFRS Foundation. O acontecimento será realizado por videoconferência no dia 9 de setembro de 2021.

Saiba mais:

https://www.ifrs.org/news-and-events/calendar/2021/september/sme-implementation-group/

Fonte: site da IFRS Foundation

 

Quais são os fatores críticos para o sucesso das Organizações Profissionais de Contabilidade?

Há uma grande oportunidade para que as Organizações Profissionais de Contabilidade (PAOs, na sigla em inglês) acelerem a transformação digital para melhorar a execução de suas obrigações. Isto ficou evidente por meio de um projeto recente do Banco Mundial que envolveu membros da Diretoria e a administração sênior de 20 PAOs na África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África (MENA, na sigla em inglês), América Latina e regiões do Caribe em relação às suas trajetórias de transformação digital. Durante o evento organizado pela IFAC e pelo Banco Mundial sobre a transformação digital PAO, palestrantes e membros da Diretoria expressaram sentimentos e pode-se verificar os 5 pilares fundamentais que devem ser colocados em prática para avançar na sua transformação digital.

Saiba mais:

https://www.ifac.org/knowledge-gateway/developing-accountancy-profession/discussion/what-are-critical-success-factors-pao-digital-transformations?

Fonte: site da IFAC

 

Quinta-feira (19)

Proposta de Norma internacional de auditoria (ISA, na sigla em inglês) para Auditoria de Demonstrações Financeiras de Entidades Menos Complexas – Chegou a hora de seu feedback!

Em 23 de julho, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês) emitiu uma minuta de exposição para comentários sobre sua proposta de ISA para Auditorias de Demonstrações Financeiras de Entidades Menos Complexas. Este marco histórico,  uma proposta de norma específica, marca um momento significativo para a profissão contábil global.

Saiba mais:

https://www.ifac.org/knowledge-gateway/supporting-international-standards/discussion/proposed-isa-audits-financial-statements-less-complex-entities-it-s-time-your-feedback

Fonte: site da IFAC

Liderança Ética na Era Digital

Os contadores profissionais têm uma ampla gama de habilidades e competências, que são sustentadas pela ética, confiança, integridade e reconhecimento de sua responsabilidade no interesse público. A complexidade do ambiente profissional, trazida pela rápida evolução da tecnologia, a disrupção digital e a desinformação, estão impactando diretamente em todas as organizações e profissionais da Contabilidade. A IFAC se uniu aos Chartered Professional Accountants of Canada (CPA, na sigla em inglês) e ao Institute of Chartered Accountants of Scotland (ICAS, na sigla em inglês) para examinar o panorama tecnológico que está em constante mudança e suas implicações para a liderança ética, incluindo os desafios e oportunidades que se apresentam para a profissão contábil. Esse grupo lançou o primeiro paper sobre o assunto, acesse o link:

https://www.ifac.org/knowledge-gateway/building-trust-ethics/publications/ethical-leadership-era-complexity-and-digital-change-paper-1

Fonte: site da IFAC

Quarta-feira (18)

A reação do auditor aos riscos de perdas materiais decorrentes de estimativas feitas na aplicação do IFRS 17 – Contratos de Seguro

O Comitê de Política Pública Global (GPPC, na sigla em inglês) tem um objetivo de interesse público para melhorar a qualidade da auditoria e dos relatórios financeiros. Em um documento publicado no início de 2020, foi abordada a implementação da IFRS 17 – Contratos de Seguro.

Fonte: site da IFAC

Saiba mais:

https://www.ifac.org/knowledge-gateway/supporting-international-standards/discussion/auditor-s-response-risks-material-misstatement-arising-estimates-made-applying-ifrs-17-insurance

Os contadores do Setor Público poderão ajudar a salvar o mundo? Sim, nós podemos e aqui está o porquê

O tempo está passando cada vez mais rápido em duas áreas interligadas que impactam em todos nós. “As evidências científicas sobre o aquecimento do sistema climático são inequívocas”, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, e está avançando a um ritmo sem precedentes. Simultaneamente, estamos na contagem regressiva para 2030, quando as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs, na sigla em inglês) devem ser alcançadas.

Fonte: site da IFAC

Saiba mais:

https://www.ifac.org/knowledge-gateway/contributing-global-economy/discussion/can-public-sector-accountants-help-save-world-yes-we-can-and-here-s-why

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Close Menu