Skip to main content
search
Notícias

Plenária de abril entrega reconhecimento aos decanos do CRCAL

Por 30/04/2022maio 16th, 2022Sem comentários

Os membros do Conselho Regional  de Contabilidade de Alagoas encerraram o mês de abril com a realização da reunião plenária, ocorrida no dia 29. Durante a sessão, foram apresentados os balanços das ações das Câmaras de Administração e Planejamento, de Desenvolvimento Profissional e a de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina.

O presidente José Vieira, que conduziu a plenária, aproveitou o encontro ordinário para homenagear os colaboradores mais antigos do CRCAL, que completam em abril aniversário de tempo de trabalho.

Receberam o reconhecimento formal a colaboradora do setor de Fiscalização, Teresa Rocha, com 34 anos de casa, e o colaborador José Hermes, serviços gerais, com 23 anos de contratação, e Selma Araújo, Diretora Executiva e colaboradora do CRCAL há 43 anos.

CAPACITAÇÕES, FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA

Após as homenagens e leituras oficiais e outros informes, a apresentação inicial foi feita pela Vice-presidente Adriana Araújo, responsável pela Câmara de Administração e Planejamento.

Em seu relatório mensal, a VP destacou a capacitação dos servidores do CRCAL, realizada por ela em duas etapas, visando a readequação dos processos internos ao sistema de compliance do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Desde a posse no novo Conselho Diretor, em janeiro deste ano, a Vice-presidente realizou um diagnóstico de todos os setores do conselho e vem implementando rotinas de adequação, a fim de dar mais fluidez nos processos de trabalho, que este ano voltaram a ser realizados presencialmente, com a flexibilização da pandemia.

“Nosso treinamento foi em torno da padronização de abertura e andamento de processos, prestação de contas, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados e registro dos Indicadores estabelecidos pelo CFC. Com isso, conseguimos uma maior integração entre todos os setores do Conselho e uma prestação de serviço mais ágil”, considera Araújo.

Já o Vice-presidente da Câmara de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina, Antônio Ricardo Guedes, relatou que no mês março, havia 119 processos ativos no setor de fiscalização.

Destes, 89 em fase de defesa, 11 em recurso, outros 11 distribuídos para análise dos conselheiros, 10 aguardando pagamento de multa e um em saneamento.

Sobre a Câmara de Desenvolvimento Profissional, o vice-presidente José Carlos Melo, destacou as ações realizadas na Semana do Contador, onde o CRCAL promoveu uma série de atividades de capacitação e sensibilização em Maceió e Arapiraca.

Outro ponto de destaque foi a participação do Conselho na alteração da grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis, que está aberta para receber sugestões de profissionais, estudantes e professores, por meio de uma audiência pública aberta pelo CFC na Participa + Brasil, Do Governo Federal.

“O CFC disponibilizou a minuta das alterações curriculares, que moderniza em vários aspectos a formação dos bacharéis, adequando às mudanças do mercado. Por meio da plataforma, todos os interessados podem ler e sugerir também as alterações para que possamos melhorar essa grade curricular e garantir a excelência da formação profissional”, disse o vice-presidente.

José Carlos Melo também apresentou o projeto nacional Conexão Contábil, do CFC, que será lançado oficialmente nos dias 11 e 12 de maio, em Teresina, no Piauí. A ação vai percorrer todas as regiões do país, levando uma série de palestras e cursos de qualificação gratuita para os profissionais contábeis.

Veja as imagens da Plenária do mês de abril:

 

Close Menu