Presidente do CFC ressalta necessidade de oportunizar conhecimentos tecnológicos à classe contábil

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Na abertura da 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, ocorrida na noite de ontem (17), o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, falou sobre os impactos da tecnologia na rotina dos profissionais da contabilidade e das oportunidades advindas desse avanço, em especial nesse período de pandemia. “Acho que esse é o grande aprendizado que nós temos tido nesses últimos anos e agora notadamente nesse período da pandemia, quando, de uma certa forma, fomos empurrados para dentro desse mundo tecnológico sem outras alternativas que não a de trabalharmos virtualmente e fazendo uso de todas essas ferramentas.”, ponderou Zulmir.

Para o presidente do CFC, o avanço tecnológico influenciou ainda a atuação dos conselhos de contabilidade que têm desenvolvido canais de comunicação como forma oferecer mais e melhores serviços à classe contábil, sempre utilizando ferramentas que a tecnologia disponibiliza. De acordo com Zulmir, o papel dessas instituições tem sido levar para a classe contábil todas as orientações e informações sobre as oportunidades que a tecnologia traz para o dia a dia da profissão. “Esse é o nosso papel: buscar, conhecer, identificar e oportunizar o conhecimento de todas essas possibilidades que o mundo tecnológico oferece aos profissionais da contabilidade.”, afirmou.

Ao parabenizar a realização do evento, que acontece de forma integralmente virtual, o presidente do CFC ressaltou que essa formatação viabilizou a participação de mais de quatro mil inscritos. “A tecnologia nos permite essa democratização do conhecimento, essa amplitude de alcance da transmissão daquilo que os conselhos regionais querem fazer e precisam fazer para a nossa classe, que é levar a educação profissional continuada.”, declarou Zulmir.

Oportunidades – O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, abriu o evento falando das mudanças e transformações provenientes da expansão da internet no universo contábil e da pertinência em adotar o tema “Um olho na tecnologia e outro em você” na 18ª edição da Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná.

Laudelino também citou as adaptações sofridas pelo CRCPR nos últimos anos, como forma de contornar os obstáculos impostos pela pandemia. “Quando assumi a presidência do CRCPR, em janeiro de 2020, jamais imaginei que meses depois estaria eu assinando uma portaria determinando o fechamento de todas as unidades do CRCPR em todo o estado, em decorrência da pandemia causada pela COVID 19. Essa realidade nos abrigou a jogar fora todo nosso planejamento e reconstruir tudo do zero. Isso nos desmotivou? Absolutamente não! Em poucos meses tínhamos um novo plano adequado à nova realidade e seguimos em frente.”, afirmou.

O presidente do CRCPR falou como essa crise acelerou sobremaneira a informatização das atividades do conselho. A solução descrita por Laudelino se baseou na digitalização de produtos e serviços prestados aos profissionais. “Conseguimos fazer da crise um meio para encontrar soluções que certamente facilitaram a vida de muitos profissionais da contabilidade.”, refletiu.

De acordo com o presidente do CRCPR, a entidade criou canais e ferramentas para aproximar e manter a categoria informada sobre os assuntos relevantes para a área, implementou o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, – que permite que as transferências sejam realizadas  de maneira eletrônica e instantânea sem a necessidade dos profissionais se deslocarem -, criou e ampliou os cursos online pontuados, utilizou robôs e Inteligência artificial para fiscalizar o exercício de empresas e de profissionais que atuavam da maneira irregular, que foram orientados e notificados para que pudessem de regularizar,  lançou a aplicativo CRCPR, entre outras ações.

Por fim, Laudelino ressaltou como uma visão atenta às oportunidades pode contribuir para a evolução de pessoas e instituições. “Muito podemos quando superamos nossas limitações”., concluiu.

Alcance – Ao falar da respectiva satisfação e felicidade em participar da abertura da convenção, o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Divanzir Chiminacio, lembrou que há muito não se realizava no estado um evento tão robusto e de tamanho alcance. “Há algum tempo não temos evento desse porte. Pela primeira vez, um evento totalmente virtual. Pela primeira vez também, um fantástico número de participantes, mais do que em todos os eventos anteriores realizados nas convenções do estado do Paraná.”, afirmou.

Divanzir, aproveitou ainda a oportunidade para falar da importância da qualificação continuada requerida pela profissão “É uma profissão que jamais falta mercado de trabalho. Mas o profissional sabe que tem que estar preparado, sabe que entra na escola para começar na contabilidade e nunca mais sai.”, conclui. O presidente da CNPL encerrou sua fala destacando a da necessidade de se promover eventos como a 18ª Convenção.

“Esses eventos, como este que está sendo realizado com essa espetacular audiência, é uma prova disso. Vocês são a prova de que tem que estar sempre se preparando, sempre no mercado de trabalho, sempre evoluindo e crescendo na profissão.”, finalizou.

O evento – A 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná tem como objetivo promover aprimoramento profissional, científico e cultural dos agentes da contabilidade em diversos públicos como profissionais, professores e estudantes de contabilidade. O evento acontece até o próximo dia 19, com início previsto sempre às 19h. A íntegra das palestras pode ser vista no canal do CRCPR, no Youtube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.