Destaques

Presidente do CRCAL se reúne com o Departamento de Fiscalização para tratar sobre o uso ilegal de dados dos profissionais contábeis em fraudes fiscais

Por Ascom CRCAL

O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, esteve reunido com os funcionários do Departamento de Fiscalização, Kedson Queiroz Andrade, Christiano Rodrigues Batista, Tereza Cristina da Rocha, Arábia Alves e Jossana Silva, além da diretora executiva, Selma Araújo e o assessor jurídico, Jonathan Araújo, no dia 28/05/2021.

Na pauta, estiveram as orientações que o CRCAL vem dando aos profissionais contábeis no sentido de se protegerem de fraudes fiscais. Diante dos casos constatados pelo MPAL nos quais criminosos estão usando ilegalmente o registro de profissionais contábeis, o CRCAL emitiu um comunicado à classe contábil alagoana para que pesquise a sua situação cadastral no site da Sefaz/AL e verifique quais empresas constam sob responsabilidade técnica no sistema da Secretaria. A partir deste alerta, vários profissionais estão entrando em contato com o conselho.

A pesquisa pode ser feita pelo site:
cadsinc.sefaz.al.gov.br/ConsultarDadosPessoaFisica.do
Caso o profissional verifique alguma inconsistência em seus dados, busque a regularização cadastral junto à Sefaz/AL. O CRCAL está à disposição para mais informações no Departamento de Fiscalização pelo telefone (82) 3194-3030, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou pelo e-mail fiscalizacao@crcal.org.br.

O CRCAL, em alinhamento com a SEFAZ/AL, pretende publicar o fluxo oficial para a exclusão dessas empresas desconhecidas ou que não estão mais na responsabilidade técnica do profissional contábil.

“O CRCAL está em diálogo frequente com o MPAL e a Sefaz/AL para verificar as irregularidades e tomar as devidas providências. Temos recebido muitas ligações dos profissionais contábeis e os casos de uso ilegal dos dados da classe contábil vem aumentando. Estamos trabalhando para resolver essa situação”, afirmou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.