Skip to main content
search
Destaques

Professor Habib Bichara participa de Webinar do CRCAL

Por 28/09/2020outubro 1st, 2020Sem comentários

O tema foi Contabilidade Consultiva

Por Hannah Copertino

Ascom CRCAL

O professor Habib Bichara apresentou uma palestra na webinar realizada pelo CRCAL com o tema: Contabilidade e a Gestão Financeira como instrumentos de uma Contabilidade Consultiva, na sexta-feira (25/09), pela plataforma Microsoft Teams. Em breve, a videoconferência estará disponível no canal do CRCAL no Youtube.

O evento reuniu contadores de vários estados brasileiros. Representando o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, estava a vice-presidente Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz.

O Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE (2020), Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário CESMAC (2013), Willams da Conceição de Oliveira, atuou como mediador.

Habib Bichara é Contador, Economista, Doutorando em Administração, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo; MBA em Auditoria pela FGV; Diretor Executivo de Empresa e Conselheiro Fiscal do Grupo Ser Educacional S.A. Mentor e Consultor para Escritórios de Contabilidade. Foi Diretor Financeiro (CFO) do Grupo Ser Educacional S.A, Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UNINASSAU e Auditor externo pela EY. Exerceu cargos executivos em meios de comunicação, correspondentes bancários, indústria e telefonia. Professor de graduação e pós-graduação da UNINASSAU e BSSP.

Em sua palestra, Habib Bichara buscou ampliar os horizontes dos participantes ao apresentar ideias, situações e ensinamentos. “É preciso pensar como empreendedor para expandir a visão e começar a aprender coisas que não fomos treinados a fazer. Diagnósticos corretos e boas relações com clientes ajudam. Sistemas tecnológicos também contribuem, mas é necessária a tomada de decisões rápidas e seguras. É preciso criar valor, percepção, fazer os clientes perceberem a importância do serviço. Para gerar valor, é preciso gerar fluxo de caixa livre”, orientou.

O professor continuou: “Outra dica é falar a linguagem do empresário, fazê-lo aprender sobre gestão. O trabalho do contador começa quando o balancete fica pronto, não o contrário. A contabilidade consultiva é a essência da contabillidade, a ciência que ajuda a alavancar o patrimônio e maximinar riquezas. A venda consultiva é focada no cliente, de forma que identifique as necessidades e apresente soluções. Estudem marketing – a arte de se relacionar. Precisamos entender a dor do cliente, escutar e oferecer o serviço que ele precisa. O contador passa a ser consultor para ajudar o cliente a adotar estratégias adequadas, oferecer diferencial competitivo em relação a outros contadores. Sou apaixonado por essa profissão. Vamos parar de arrumar culpados e resolver os problemas”.

Ao final, o professor agradeceu ao CRCAL e aos participantes, destacando a valiosa oportunidade de reunir profissionais de várias partes do país para debater um assunto tão importante. Para a VP Maria José, foi uma experiência muito gratificante e produtiva.

“A palestra foi excelente. Só temos a agradecer, em nome do presidente e de todo o CRCAL. Foi tão interessante, que já queremos convidá-lo para a próxima. Concordo com tudo que o professor falou. Nós profissionais não temos que ficar atrás de um birô e fazer somente escriturações, balanços… Precisamos estar perto do cliente, pensar e agir estrategicamente”, pontuou Maria.

Os participantes também ficaram satisfeitos com a videoconferência.

“Excelente palestra, parabéns ao Ilustre palestrante e aos organizadores”, disse Juliano Fakredin

 

“Excelente palestra, abri novos horizontes”, acrescentou Joedla.

 

Close Menu