Vários assuntos estiveram na pauta em busca de melhorias para os profissionais

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos; a vice-presidente de Registro, Adriana Andrade Araújo; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Antonio Ricardo Guedes Lins; e os conselheiros Jordão Vieira, representando a Ascontal, Abinael Félix, e Antônio Lamenha, coordenador da Comissão de Membros Representantes da Classe Contábil Junto à Sefaz/AL, além do coordenador da Comissão de Prerrogativa Institucional do CRCAL, Santino Pereira, e o integrante da Comissão de Membros Representantes da Classe Contábil Junto à Sefaz/AL, Thiago Santos,  participaram de uma reunião com os superintendentes da Sefaz/AL Francisco Suruagy, da Receita Estadual, Alexandra da Silva Vieira, de Planejamento Fiscal, Daniel Teixeira dos Santos, de Tributação, Leopoldino Mello, de Crédito Tributário, Cadastro e Articulação Regional, nesta quinta-feira (13/02).

Os órgãos são parceiros e cumprem agenda periódica de eventos de capacitação para os profissionais da contabilidade em Alagoas, ao mesmo tempo em que estão sempre buscando melhorias nos procedimentos para tornar mais prática a rotina da classe contábil alagoana, aproximando fisco e a sociedade e, também, desta forma, aumentando a arrecadação do estado.

Entre os assuntos da reunião, o CRCAL apresentou pleitos, tais como a prorrogação do prazo para entrega da DTe, tendo em vista melhor aplicabilidade e correção de defeitos na ferramenta, e a regulamentação do artigo 2º, da Lei 8085/2018, que reduz a possibilidade de multas em alguns casos com regras específicas.

Outra questão apresentada na reunião foi a reclamação por parte dos contadores em relação à demora nos agendamentos feitos pela secretaria, bem como a entrega da Sala do Contador, com computador e impressora, no prédio em Jacarecica, o que já existe em órgãos, a exemplo da Semec e Receita Federal.

Ainda na pauta, os representantes do CRCAL falaram sobre a demora quanto à liberação dos DBE. A Sefaz/AL ficou de analisar todas as demandas apresentadas pelo CRCAL e dar uma resposta quanto ao que será feito.

Os dois órgãos também debateram ideias para amadurecer a sincronia entre o cadastro dos sistemas do CRCAL e da SEFAZ/AL com o objetivo de dar mais segurança aos procedimentos e garantir as prerrogativas da classe contábil alagoana.

“As reuniões com a Sefaz/AL são sempre muito produtivas. Estamos constantemente em busca de melhorias, temos objetivos em comum e vamos continuar trabalhando em parceria para gerar avanços, não só para a classe contábil, como para o Estado de Alagoas”, disse o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.