CFC, Receita Federal e CPC realizam seminário sobre a Lei nº 12.973/2014

Por 15/12/2014outubro 2nd, 2018Sem comentários
Para orientar os profissionais da Contabilidade sobre a aplicação das Instruções Normativas que regulamentam a Lei nº 12.973/2014, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) realizaram, em 11 de dezembro, o seminário “Legislação Tributária Aplicada às Novas Normas Contábeis”. A atividade foi realizada na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo com transmissão simultânea para todos os estados e para o Distrito Federal.
 DSC_0120 (1)
O presidente do CRCSP, Claudio Filippi, deu as boas-vindas ao público e falou sobre a importância de sediar um evento desta natureza. O seminário foi apresentado pela coordenadora-geral substituta de tributação da Receita, Cláudia Pimentel, e pelos auditores fiscais Gilson Koga, Paulo Verçosa, Nilson Santana e Mateus Alexandre Costa dos Santos. A vice-presidente técnica do CFC, Verônica Cunha de Souto Maior, conduziu as atividades.
DSC_0144
Os palestrantes explicaram as principais mudanças trazidas pela Lei nº 12.973/2014, com destaque para a adoção inicial, avaliação pelo valor justo, avaliação ao valor presente, neutralidade tributária e registro contábil em subcontas e outros temas relacionados.
“A Lei nº 12.973/2014 entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015, com a opção de ser aplicada já para o exercício de 2014. A Receita Federal propôs então a realização deste seminário”, declarou Verônica Souto Maior. “Pensando na qualificação técnica dos profissionais da Contabilidade, o CFC decidiu pela transmissão simultânea para todos os estados, levando a informação ao maior número de profissionais” concluiu a vice-presidente.
DSC_0060 (1)
Os vice-presidentes do CFC Luiz Fernando Nóbrega (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Zulmir Ivânio Breda (Desenvolvimento Profissional e Institucional) também acompanharam o seminário. Além deles, estiveram presentes o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, os conselheiros José Aparecido Maion e Moacir da Silva Netto e os diretores Claudio Rafael Bifi (executivo) e Domingos Sávio Mota (tecnologia da informação e infraestrutura).
O Seminário foi transmitido ao vivo para os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs): Veja fotos aqui.