CFC renova acordo de cooperação técnica com a CGU

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) renovou, nesta quinta-feira (14), o Acordo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU). A assinatura foi realizada durante a Plenária Ordinária do CFC, em Brasília (DF), e contou com a presença do ministro da CGU, Wagner Rosário.

Para o presidente do Conselho, Zulmir Breda, o ato de renovação da parceria é um grande passo ao fortalecimento das ações de controle social. Durante o encontro, ele apresentou um balanço do trabalho em conjunto, iniciado em 2017, e as futuras ações para os próximos anos. “Realizamos 20 edições do Seminário Regional de Participação e Controle Social em todo o país. E a novidade para este ano é a incorporação da iniciativa ao projeto Abraçando o Controle Social, que deve ser lançado em mais sete capitais em 2019. É uma satisfação muito grande poder contar com a CGU nessa missão que busca o desenvolvimento mais sustentável do nosso País com transparência e integridade”, disse.

O ministro da CGU agradeceu a parceria e disse que é fundamental contar com entidades como o Conselho Federal de Contabilidade para o trabalho de capacitação e fiscalização em todo o País. Além disso, Wagner Rosário parabenizou o CFC pela apresentação do Plano de Integridade da instituição, que também foi aprovado durante a mesma plenária. “Fico muito contente em saber que a classe contábil está engajada no processo de integridade. Nós estamos promovendo um diagnóstico sobre o sistema de corrupção no Brasil e a expectativa é que também possamos lançar o nosso plano de integridade nacional o mais breve possível”, anunciou o ministro Wagner Rosário.

Ministro Wagner Rosário e o presidente Zulmir Breda (Foto: Eduardo Tadeu)

Entre outras atividades, o acordo de cooperação técnica inclui a realização em conjunto de eventos, que visem à disseminação de conhecimento relativos a temas voltados para o controle e participação social; treinamentos para o aperfeiçoamento das atividades de ouvidoria; a promoção de ações que fomentem a integridade privada, bem como a capacitação dos profissionais da contabilidade sobre o assunto, em especial atenção ao público dos pequenos negócios; e o intercâmbio de informações, inclusive por meio de sistemas informatizados gerenciados pelos órgãos envolvidos.

Sobre o projeto Abraçando o Controle Social

O projeto busca conscientizar os profissionais da contabilidade, membros das instituições de controle de gestão pública e dos cidadãos sobre o papel fundamental de cada um nos mecanismos de controle social para o combate à corrupção, garantindo, assim, o bom funcionamento da máquina pública.

O objetivo é promover parcerias estaduais, com instituições públicas e do terceiro setor, para a realização de seminários, cursos de capacitação, ações e campanhas que visem a disseminação de conhecimento relativos a temas voltados para o controle interno, externo e social e promovam o engajamento de profissionais da contabilidade.