Apresentação:

 

O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibilizará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade.

pvcc2
pvcc

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) é composto por quatro subprogramas:

 

Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais

Este programa tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Diferente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OSs agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos.

Subprograma 2 – Educação Financeira

Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas  ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Subprograma 3 – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso

Esta ação visa, em primeiro lugar, a sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Em segundo lugar, tem por objetivo auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Subprograma 4 – Ações locais de Voluntariado

Este subprograma visa a recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.

Valores e princípios:

 

• Cidadania
• Solidariedade
• Ética Profissional
• Transparência
• Responsabilidade Social

PORTARIA CRC/AL Nº 19/2018, de 19/01/2018

 

O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE ALAGOAS, no uso de atribuições legais e regimentais,

D E C I D E:

Art. 1º – Designar os membros da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC, que passa a ter a seguinte composição: Conselheiras Maria Jandira Eugênio dos Santos, Adriana Andrade Araujo, Cristina Carnaúba Tenório e Maria José Sobral Tomaz e Conselheiros Mourivaldo Wanderley DuarteAntonio Lamenha Peixoto Junior, Jordão Vieira Junior, sob a coordenação do primeiro.

Art. 2° Os integrantes da Comissão poderão ser convocados individualmente ou em grupo, conforme a necessidade;

Art. 3° A Comissão deverá reportar-se à Vice – Presidência Técnica e de Desenvolvimento Profissional, para dar conhecimento da pauta de reuniões e ações que deseje realizar, as quais só poderão ser divulgadas e realizadas, após a autorização da presidência do CRCAL.

Parágrafo único: Não será permitida a veiculação da logomarca do CRCAL, sem a prévia autorização desta presidência.

Art. 4º Constituir comitê de apoio operacional com o seguinte membro: Waldenice Farias Barros, cuja atribuição será o assessoramento e colaboração em geral.

Art. 5° Os Membros da Comissão exercerão suas atividade de forma voluntária e exclusivamente de natureza honorífica, não possuindo qualquer vínculo empregatício com o CRC-AL; 

Art. 6º  A Comissão terá seu mandato até 31 de dezembro de 2018, sendo permitida a renovação e podendo ainda sofrer alterações dos seus membros, por decisão da presidência do CRCAL ou por motivo de força maior.

Art.  7°  Esta Portaria entra em vigor na presente data, revogando-se quaisquer atos anteriores.

Contador PAULO SÉRGIO BRAGA DA ROCHA