Comissão nacional e estadual do PVCC reúne-se no CFC

Por 04/07/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários
Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Integrantes da Comissão Nacional e estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), se reuniram ontem (26), no Plenário do CFC, em Brasília (DF), para apresentação do Programa aos novos membros e para definição do Plano de Trabalho para os próximos anos.

O conselheiro do CFC e coordenador nacional do programa, Elias Caddah, ao abrir os trabalhos  disse que “a reunião tem o objetivo de alinhar o pensamento da gestão com os representantes de cada estado para que as metas sejam atingidas”. Segundo Elias, o PVCC é um dos programas mais importantes do CFC. “Conseguimos importantes parcerias ao longo desses anos que projetaram, ainda mais, a importância da contabilidade no cenário contábil social brasileiro”.

Caddah aproveitou a oportunidade para apresentar qual o papel do PVCC e os seus respectivos subprogramas. Segundo ele, o programa de voluntariado visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Por meio do programa, a classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade”. Atualmente, o PVCC é composto por mais de 7500  voluntários.

Os subprogramas do PVCC apresentados por Caddah são Educação Fiscal, com os Núcleos de Apoio Contábil Fiscal (NAF) e destinação do funcriança e fundo do idoso; Educação Financeira; os Observatórios Sociais e as ações de voluntariado.  No período da tarde, a comissão discutiu sobre os relatórios das ações e, na ocasião, o conselheiro do CFC e vice-presidente do Observatório Social, Pedro Gabril falou sobre a capacitação para  mobilização, criação e gestão dos Observatórios Sociais.

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil foi criado há mais de dez anos, na gestão da ex-presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim. A primeira ação no que diz respeito à prática do voluntariado, ocorreu durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em agosto de 2008, na cidade de Gramado (RS), ocasião em que o CFC firmou parceria, à época, com a organização não-governamental Ação Fome Zero, com a finalidade de viabilizar o apoio do Sistema CFC/CRCs ao programa Nacional de Alimentação Escolar.

180704_not