Notícias

Confira 14 dicas para você organizar as finanças e não se endividar neste fim de ano

Fim de ano é um período de muitas alegrias por causa das festas, clima de confraternização, mas é também tempo de tentações e risco de endividamento. O comércio está recheado de produtos e a nossa lista de compras, muitas vezes, é extensa. Então, é importante se planejar e seguir o que foi pensado para não iniciar o ano no vermelho. O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, preparou uma lista com 14 dicas para os consumidores neste fim de ano. Confira:

 

1 – Avalie criticamente o seu orçamento e corte gastos desnecessários.

2 – Veja quanto você pode gastar com as compras de fim de ano.

3 – Leve em consideração os gastos extras de início de ano, como matrícula e material escolar e IPTU.

4 – Separe uma reserva de pelo menos 10% do salário, em caso de alguma emergência.

5 – Invista a sua reserva em fundos mais rentáveis.

6 – Se você estiver endividado, use o 13º salário para pagar as dívidas, tentando sempre descontos e eliminando primeiro as contas com maior taxa de juros. Caso você não esteja com dívidas pendentes, invista o 13º.

7 – Enumere as prioridades de compras, analisando friamente o que realmente é necessário.

8 – Pesquise e compare os preços.

9 – Se for comprar pela internet, escolha a loja que ofereça mais vantagens como descontos e frete grátis, observando também a avaliação do estabelecimento feita pelos consumidores.

10 – Opte por comprar à vista, exigindo descontos. Em último caso, use o cartão de crédito em uma vez ou parcele em poucas prestações sem juros.

11 –  Pague o valor total da fatura do cartão de crédito em dia para evitar juros.

12 – Vá monitorando o seu desempenho para não fugir do planejamento. Baixar um aplicativo de organização de finanças pessoais é um bom caminho.

13 – Encare a educação financeira como uma obrigação, afinal de contas, ter orçamento equilibrado significa qualidade de vida.

14 – Em caso de dúvidas, procure um contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL.