DestaquesNotícias

CRCAL dá início a IV Convenção Alagoana de Contabilidade com sucesso de público

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Quase 400 pessoas, entre profissionais e estudantes da Contabilidade, prestigiaram a abertura da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, promovida pelo CRCAL, nesta quinta-feira, no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió.

Compuseram a mesa de honra o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha; o Conselheiro do CFC, representando o Presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, o Contador João Altair Caetano dos Santos; a Superintendente de Planejamento Fiscal da Sefaz, Alexandra Vieira; o vereador por Maceió e eleito Deputado Estadual, Silvio Camelo; o Presidente da Junta Comercial de Alagoas, Carlos Alberto Barros de Araújo, Presidente do CRC do Rio de Janeiro, representando todos os CRCs, Contador Waldir Jorge Ladeira dos Santos; o Presidente do SESCAP/AL e Conselheiro do CFC, Contador Carlos Henrique do Nascimento; e o Vice-Presidente da Comissão da Sociedade de Advogados da OAB/AL, Dr. Fábio José Tenório de Lima.

Após a composição da mesa, a cantora Irina Costa interpretou o hino nacional em uma bela performance, acompanhada do músico Fred Mathias, no violão.

Estiveram presentes os Contadores Lourival Alves Cavalcante; Ângela Andrade Dantas Mendonça; Carlos Barcelos Damasceno; José Domingos Filho; Rivoldo Costa Sarmento; Vitória Maria da Silva; Fabiano Ribeiro Pimentel e o Gerente do Sebrae, Nivaldo Ferrari.

O Vice-Presidente Operacional e de Finanças do CRCAL, Alberto Gaia; o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, José Vieira dos Santos; a Vice-Presidente de Registro, Adriana Andrade Araújo, a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Maria José Sobral; a coordenadora do PVCC, Jandira Eugênio; e os Conselheiros Cristina Tenório, Antônio Lamenha Júnior, Antônio Ricardo, Anderson Barros, Nereu Tenório, Tanísia Rodrigues, Jordão Júnior, Avelino Carvalho, Silvanio Carvalho, Jeovanes Oliveira e Alex Leite também marcaram presença no evento.

A programação começou com a palestra da educadora, Nyedja Gennari, que apresentou a história da Contabilidade aos participantes de forma lúdica e criativa, indo desde o tempo bíblico aos dias de hoje. Logo após, iniciaram os pronunciamentos de algumas autoridades integrantes da mesa.

“É uma hora estar aqui representando o Presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda. Vocês estão de parabéns pela cidade de Maceió. É uma oportunidade das mais agradáveis participar deste evento e encontrar profissionais e lideranças contábeis, colegas que dignificam a profissão com um competente trabalho. Faço a minha saudação ao Presidente do CRCAL, Contador Paulo Sergio Braga da Rocha, registrando a minha grata satisfação de participar da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, ao qual permite um encontro mais direto com os profissionais da área, além de ser uma excelente oportunidade impar de reciclagem e de aprimoramento profissional”, disse o Conselheiro do CFC, Contador João Altair Caetano dos Santos.

“Parabenizo a todos que estão neste evento. A busca do conhecimento é importante para todo profissional e o que vemos aqui é uma classe buscando se aprimorar. É uma felicidade encontrar esse local cheio. Agradeço o convite, fortalecendo a parceria que existe entre a Secretaria de Estado da Fazenda e a classe contábil. Estamos buscando cada vez mais integrar o contador e fortalecer o seu trabalho”, pontuou a Superintendente de Planejamento Fiscal da Sefaz, Alexandra Vieira, representando o secretário George Santoro.

“Esta noite é muito especial para todos nós. Começo falando da minha alegria e emoção de Deus ter me dado a oportunidade de ser presidente do CRCAL e poder realizar o maior evento da classe contábil Alagoana com uma programação ampla, com temas atuais e palestrantes da mais alta competência técnica e científica. Observamos que o profissional da contabilidade vem cada vez mais atualizando seu conhecimento, interagindo e atendendo às expectativas do mercado como importante formador de opinião no âmbito econômico e financeiro, é um profissional indispensável em todas as esferas de negócios privados e governamentais. Devemos ser a luz da transparência, da decência e da verdade, afirmou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

Em seguida, foi a vez da entrega da Medalha Mérito Contábil Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, que faz uma homenagem a profissionais da área por sua relevante contribuição com a profissão. Os Contadores Benedito Teófilo Viana de Lima Belo, José Roberto da Costa Correia Lima e Luiz Guimarães de Melo, representado por sua neta, Ana Letícia de Melo Silva, foram agraciados recebendo a medalha das mãos do Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

O Contador Benedito Teófilo Viana de Lima Belo agradeceu a Deus, a toda a família, em especial a mãe, aos conselheiros do CRCAL pela homenagem e falou um pouco sobre a profissão. “Durante os meus 45 anos de militância na área contábil, estou convicto de que sou muito feliz por ter praticado a contabilidade com lisura, fazendo o bem e participando da formação de novos e bons contadores. A contabilidade foi e sempre será o meu oxigênio”, falou Benedito Teófilo.

O Contador José Roberto da Costa Correia Lima também agradeceu a Deus, aos familiares e ao CRCAL, falou da importância do Conselho e concluiu em forma de oração. “Oh, meu pai, o senhor tinha razão, vale a pena trabalhar com ética, disciplina e honradez”, finalizou José Roberto da Costa Correia Lima.

Representando Maria Clara Cavalcante Bugarim, que não pôde estar presente, o Conselheiro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento, fez o uso da palavra. “Quero agradecer em nome da Contadora Maria Clara pela honra que é dar nome a essa Medalha, ao CRCAL e, principalmente aos profissionais da contabilidade, sem os quais nada disso seria possível”, acrescentou Carlos Henrique do Nascimento.

Para encerrar a programação no auditório, o comediante Ed Gama apresentou um Stand-up. O público acompanhou a apresentação do começo ao fim com muitas risadas. Em seguida, os participantes da IV Convenção Alagoana de Contabilidade foram para o coquetel de boas-vindas no jardim do hotel ao som de Jordão e Banda.

A programação do evento continua nesta sexta-feira, a partir das 8h, com palestras, debates, painéis, apresentação de trabalhos científicos, no Prêmio CRCAL de Controle Social, e com o Talk Show Mulheres que Inspiram, no IV Encontro Estadual da Mulher Contabilista. A IV Convenção Alagoana de Contabilidade, realizada pelo CRCAL, tem o apoio do CFC, ASCONTAL, ALACICON e SESCAP e o patrocínio da BSSP, SCI Sistemas Contábeis, Domínio, Mastermaq Software e Wolters Kluwer.