CRCAL promove Curso de Perícia Contábil na Prática com Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Batista

Por 13/07/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Evento acontece nesta sexta e sábado

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, está proporcionando mais uma oportunidade para que os profissionais da área possam ampliar o conhecimento com o Curso Perícia Contábil na Prática: Rito, Procedimentos e Responsabilidades do Contador, de acordo com o CPC e NBC/CFC TP 01 e PP 01, ministrado por Sandra Maria Batista, Perita Contábil Tributária, Presidente da FEBRAPAM, e Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, CFC, nesta sexta-feira e sábado, no Hotel Best Western Premier, em Maceió.

Na abertura do evento, o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos, especialmente da palestrante Sandra Maria Batista. Ele também destacou a importância do evento. “Este curso é mais uma ação do Programa de Educação Profissional Continuada do CRCAL. É de extrema importância que nós profissionais da Contabilidade tenhamos a oportunidade de aprender mais sobre uma área tão relevante: a Perícia Contábil”, afirmou Paulo Braga.

Sandra Batista falou sobre o conteúdo passado aos participantes. “É um curso completo para que os profissionais compreendam todo um rito processual, elaboração, honorários, pareceres, todas as peças técnicas necessárias no decorrer de um processo judicial. Com isso, eles já passam a poder atuar como perito do juiz ou assistente técnico. Nós temos diversos casos práticos e é possível tirar todas as dúvidas dentro dos assuntos abordados aqui”, explicou Sandra Batista.

Ela falou também sobre as mudanças às quais a atividade passou nos últimos anos e que reforçam a necessidade da atualização por parte dos profissionais. “A perícia sofreu, desde 2016, com o novo Código de Processo Civil, grandes impactos, e nós temos duas normas da profissão que foram atualizadas também. Então, são atualizações necessárias e todos os envolvidos no processo tinham essa necessidade. O perito que não se atualizar terá dificuldades no dia a dia”, concluiu a Perita Contábil.

Sandra Batista também destacou a atuação do CFC na área. “Foram dois anos percorrendo o Brasil inteiro, em consonância com o judiciário brasileiro, e observando o trabalho que vem sendo feito pelos CRCs nos eventos e com a constituição das Comissões de Estudos Técnicos. Isso é importante porque se trata de um mercado antigo, mas que está sendo revisitado e mostrado para o profissional como uma grande oportunidade”, finalizou.

Para os participantes, foi uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento e conhecer casos práticos sobre a Perícia Contábil. “É sempre bom buscar atualizações, trocar informações com os colegas. Os casos práticos ajudam muito porque, às vezes, tem uma situação que você não viveu e o dia a dia ensina mais que a teoria, muitas vezes”, disse Luciana Peres, que trabalha com Perícia Contábil há mais de 10 anos.