Skip to main content
search
Notícias

CRCAL promove curso sobre Fluxo de Caixa de Sociedades Cooperativas

Por 28/09/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Contador Dorly Dickel ministrou

 

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

 

O Conselho Regional de Contabilidade, CRCAL, ofereceu uma excelente oportunidade para os profissionais da área que trabalham com cooperativas: o curso Fluxo de Caixa de Sociedades Cooperativas, ministrado pelo Contador Dorly Dickel, foi realizado nos dias 27 e 28/09, no auditório do CRCAL.

O curso foi aberto pelo Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha, e seguiu com Dorly Dickel, que é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas e pós-graduado em Cooperativismo. Credenciado no Sistema OCB, Dorly atua na área de cooperativas desde 1975, é professor no curso de especialização em cooperativismo e instrutor de cursos em vários estados.

No conteúdo programático, estavam os seguintes assuntos: conceito de fluxo de caixa; análise de capital de giro; análise de origem e aplicação de recursos; demonstração e análise de fluxos de caixa; efeitos da política de dividendos (distribuição de sobras) de fluxo de caixa; fluxo de atividades operacionais de investimento e de financiamento; geração: bruta de caixa, de recursos, operacional de caixa, corrente de caixa e líquida de caixa; cobertura de dívidas de curto prazo; financiamento próprio da necessidade de capital de giro de investimentos, de amortização, dos financiamentos e de pagamento do passivo bancário de curto prazo; e casos práticos.

“O treinamento, ao meu ver, atingiu bem os objetivos porque foram dois dias falando sobre fluxo de caixas para atender à norma contábil, que para a maioria das empresas se tornou obrigatório a partir das novas normas de contabilidade. Nós procuramos trabalhar três exemplos práticos: um de cooperativa de crédito, outro do agro (um já exercício pronto e outro desenvolvido em grupos) e a demonstração de fluxo de caixa de uma operadora de saúde, que faz do método direto. Nós trabalhamos de forma prática”, explicou o instrutor do curso, Contador Dorly Dickel.

“A ideia do curso foi também orientar aos participantes como fazer do fluxo de caixa um aliado para o bom resultado do trabalho. “Eu falei aqui para os profissionais que o fluxo de caixa, tanto contábil, quanto de planejamento financeiro, aliado ao orçamento, deve ser usado para a melhoria da gestão. Não adianta fazer fluxo de caixa para cumprir norma contábil, ele tem que servir não só para o contador, mas, principalmente, para o gestor da empresa. Não existe planejamento financeiro sem o fluxo de caixa e nós trabalhamos com o previsto e com a demonstração. O profissional da Contabilidade tem que mostrar ao gestor como essas ferramentas podem ser úteis na gestão financeira para evitar o desequilíbrio, a inadimplência, para ter crédito no mercado. Essa abordagem foi feita e acredito que o pessoal recebeu com entusiasmo essa mensagem”, concluiu Dorly.

Ao final do curso, o Presidente do CRCAL fez sorteio de livros e de inscrição na IV Convenção Alagoana de Contabilidade, que será nos dias 25, 26 e 27/10, no Hotel Jatiúca em Maceió. Os interessados ainda podem se inscrever pelo site www.crcal.org.br.

Erick Toledo de Lima foi o grande sortudo que ganhou a inscrição para a IV Convenção. Para o Contador, o curso foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “ Foi um curso muito importante, o Dorly está nesse ramo há muitos anos. Então, contribuiu bastante para nós que atuamos nessa área e para as cooperativas situadas em Alagoas. Ainda tive a sorte de ganhar uma inscrição na IV Convenção, foi muito bom”, disse o Contador.

“O CRCAL nunca tinha feito cursos na área de cooperativas. Quando eu assumi a presidência do Conselho, em 2016, foi uma das prioridades, fui na OCB e nós fizemos uma programação, ouvindo os profissionais que trabalham nessa área para atender às demandas deles. O primeiro curso foi sobre a legislação de cooperativas para o contador conhecer as leis, o segundo abordou fechamento de balanço, estamos agora no terceiro sobre fluxo de caixa e já pensamos no próximo sobre planejamento tributário. É uma grande oportunidade participar desses cursos ministrados pelo Dorly Dickel, um dos maiores especialistas na área”, finalizou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

Close Menu