Skip to main content
search
Notícias

CRCAL realiza Talk Show em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por 05/03/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Evento será nesta quinta (08/03), às 19h, com entrada gratuita

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, vai realizar o Talk Show Mulheres de Atitude em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quinta-feira (08/03), às 19h, na sala Corais, no Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde, em Maceió. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo site http://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/view/user/login.aspx?XMU. Profissionais e estudantes de Contabilidade podem participar.

No evento, organizado pela Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCAL, o jornalista Douglas Lopes vai bater um papo com a contadora Sulamita Souza, a delegada da Polícia Civil Maria Angelita Sousa e a empresária Izabel Pinheiro. A controladora-geral de Alagoas, Maria Clara Bugarim, vai ser homenageada pelas conquistas e serviços prestados à classe contábil brasileira. Haverá ainda sorteios de brindes entre as participantes e um coffee break para encerrar o evento.

“É muito importante que as profissionais e estudantes da Contabilidade conheçam a história dessas mulheres que fazem a diferença no mercado de trabalho e servem de inspiração. Elas, assim como muitas outras alagoanas, são Mulheres de Atitude e vão falar sobre sua trajetória nas áreas onde atuam, desafios e conquistas. Então, é com muita satisfação que convidamos as mulheres da contabilidade para esse evento”, destacou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Sobre as participantes do Talk Show:

Considerada uma das maiores peritas judiciais de Alagoas, Sulamita Souza é formada há 33 anos em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Ela possui pós-graduação em Direito Tributário e Perícia Contábil. A profissional atua como colaboradora da APEJEAL – Associação de Peritos Judiciais no Estado de Alagoas, já integrou o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, e o Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas, Sindcont-AL. Sulamita é perita contábil credenciada no TRT-AL, na Justiça Federal em Alagoas, onde atua e também trabalha no Fórum de Maceió. Ela foi professora de Perícia Contábil na Fits, Faculdade Maurício de Nassau, Seune e Cefal. Além disso, Sulamita Souza é mediadora e árbitra da vinculada à Câmara de Mediação e Arbitragem de Alagoas – CAMEAL, assessora escritórios de advocacia e presta Assessoria Técnica, Administrativa e Econômica-financeira na área de Custos, Orçamento e Planejamento a pequenos e médios empresários. Dentre os eventos que a profissional esteve presente, está o Congresso Nacional de Peritos Judiciais, em São Paulo e Porto Alegre.

À frente de diversas operações contra o crime organizado em Alagoas, a delegada da Polícia Civil Maria Angelita Sousa, é formada em Direito há 18 anos pela Faculdade Católica de Pernambuco, e fez curso de preparação à magistratura, na Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, Esmape, 16 anos atrás. Maria Angelita é delegada da Polícia Civil de Alagoas há 15 anos e foi professora da Universidade Paulista, Unip, da Faculdade da Cidade de Maceió, Facima, e do Instituto de Ensino Superior de Alagoas, FAA-IESA. Entre os eventos que a delegada participou, está o Congresso Internacional de Direito Penal e Processual Penal. Maria Angelita também teve artigo publicado na Revista Graciliano sobre a Lei Maria da Penha e sua efetividade.

Izabel Pinheiro é uma referência no ramo de buffets no estado. A empresária iniciou a atividade vendendo docinhos e salgados em escolas, órgãos públicos e empresas. Depois, montou uma barraca com os produtos na Feirinha da Pajuçara, uma casa de chá e organizou festivais para as crianças em sua casa. Em 1995, teve a oportunidade de montar o próprio buffet. Hoje, 23 anos após, ela já recebeu diversos prêmios, medalhas e troféus como, por exemplo, o título de Destaque Alagoano nos anos de 2002, 2004 e 2008 e 2010, e participou de eventos como a Feira Internacional de Miami. Izabel Pinheiro está sempre estudando em busca do aperfeiçoamento das técnicas e ainda se dedica ao trabalho voluntário ajudando instituições.

Sobre a homenageada:

Destaque pelo vasto currículo e excelente atuação no serviço público, Maria Clara Bugarim tem três graduações: Ciências Contábeis, Administração e Direito, duas especializações em Auditoria e Administração em recursos Humanos, é  mestre em Controladoria e Contabilidade e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, além de seu segundo doutorado em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade do Minho, ambas em Portugal.

Em Alagoas, atuou como Auditora-Geral do Estado; Técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado; Diretora Financeira do Instituto de Previdência (Ipaseal); Secretária de Assistência Social do Município de Santana do Mundaú (AL); e Presidente da Associação dos Servidores do Ipaseal. Presidiu por duas gestões o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e o Conselho Federal de Contabilidade (2006 a 2009).

Com atuação em entidades nacionais e internacionais, é Controladora-Geral do Estado de Alagoas; foi Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) (2013 a 2017); Assessora Técnica da International Federation of Accountants (Ifac); e Empresária Contábil. Atualmente, Maria Clara ocupa a cátedra n.º 194 da Academia Nacional de Economia (ANE) e a de n.º 5 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), onde presidiu a entidade até 2017.

Autora de inúmeros artigos científicos, livros e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, Maria Clara possui em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior. A Controladora-Geral de Alagoas já recebeu várias homenagens, condecorações e títulos. Maria Clara foi a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Evento_Mulher

Close Menu