Destaques

CRCAL recebe informações sobre investigações do MPE/AL de crimes supostamente praticados por contadores

Documentos servem de base para processo administrativo do Conselho

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Ministério Público do Estado de Alagoas enviou para o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas informações sobre as investigações realizadas pelo MPE/AL de crimes de sonegação fiscal, contra a ordem tributária e econômica, nas quais, entre os suspeitos, estão supostos profissionais da Contabilidade.

Os documentos vão subsidiar a Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAL no andamento do processo administrativo do Conselho que trata sobre esses casos de suspeitos apontados pelo MPE/AL.

Por meio do Gaesf, Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal, o Ministério Público vem realizando diversas operações no estado com o objetivo de combater crimes financeiros.

O CRCAL tem sido parceiro neste trabalho, dando apoio necessário ao MPE/AL e garantindo ao contador o acompanhamento jurídico do órgão com o intuito de oferecer o direito de defesa ao suspeito e defender a ética na profissão contábil.

O Conselho mantém diálogo contínuo e direto com o Gaesf. Ao mesmo tempo em que lamenta a participação de profissionais da Contabilidade em atos ilícitos, trabalha para que os acontecimentos sejam esclarecidos, os suspeitos responsabilizados e a profissão moralizada.

Em casos de crimes desse tipo, ao qual o Gaesf combate diuturnamente, a medida punitiva na esfera administrativa, conduzida pelo Conselho, pode chegar a penalidade máxima, que é a cassação do registro profissional do acusado.

“Esses casos investigados pelo MPE/AL servem de alerta e nos dão a certeza de que o melhor caminho é o da ética e responsabilidade civil do contador. Novas operações estão em andamento. Pedimos, encarecidamente, aos colegas que exerçam suas funções sempre de acordo com a lei para gerarmos desenvolvimento entre os clientes e no nosso país, essa é a finalidade da classe contábil. Aproveitamos também para parabenizar e agradecer ao MPE/AL pelo trabalho desempenhado que tanto engrandece e dignifica a profissão contábil”, finalizou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.