Diretora Executiva e Assistente Administrativo do CRCAL participam de treinamento do CFC

Com informações de Fabrício Santos, Comunicação CFC

A Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo, e o Assistente Administrativo do Conselho, André Trindade, participaram do treinamento sobre a Instrução Normativa n° 05/2017, realizado entre os dias 15, 16 e 17/10, no Plenário do CFC, em Brasília. Diretores e responsáveis pelo departamento de licitação dos Conselhos Regionais participaram.

A Instrução Normativa 05/2017 dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal indireta, autárquica e fundacional.

O vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco, disse, na abertura do treinamento, que “é de grande importância que todos os Conselhos Regionais conheçam e interpretem corretamente a Instrução Normativa visando à efetiva adoção dos procedimentos em todas as fases de contratação: Planejamento, Seleção de Fornecedores e Gestão do Contrato”.

A Instrução Normativa nº 05 foi publicada no dia 26 de maio de 2017. O normativo apresenta uma estrutura bem organizada, coerente e que atende as melhores práticas da técnica legislativa. Percebe-se que nova instrução normativa apresenta conteúdo em maior quantidade e houve a descentralização de temas importantes para compor anexos que receberam tratamentos específicos.

A norma possui 78 artigos nos seguintes Capítulos: Disposições Gerais, Do Procedimento da Contratação, Do Planejamento da Contratação, Da Seleção do Fornecedor, Da Gestão do Contrato e Disposições finais.

Os participantes do encontro também receberão treinamento sobre Gestão de Riscos. Em novembro de 2017, o Plenário do CFC aprovava a Resolução CFC nº 1532, que dispõe sobre o assunto. A Resolução tem a finalidade de orientar as unidades organizacionais quanto aos procedimentos a serem adotados para a realização da gestão de riscos.

Na Resolução estão descritos, também, os procedimentos a serem utilizados na aplicação da metodologia, conceitos, papéis e responsabilidade, classificação, avaliação e adoção de respostas aos eventos de riscos, instruções para o monitoramento e a comunicação, a fim de orientar e subsidiar a implantação do gerenciamento de riscos nos principais processos e/ou atividades desenvolvidas Unidades Organizacionais da entidade.

“Foi um treinamento muito importante e proveitoso. Pudemos aprender e tirar todas as dúvidas. São mudanças que, com certeza, irão melhorar ainda mais os serviços prestados pelo Sistema CFC/CRCs em todo o Brasil. Em nome do CRCAL, parabenizamos o CFC pela iniciativa. Vamos colocar em prática todo o aprendizado adquirido neste treinamento em prol da classe contábil”, afirmou a Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo.