Skip to main content
search
Notícias

Mais de 200 profissionais da Contabilidade foram capacitados com curso sobre ICMS

Por 23/03/2016outubro 2nd, 2018Sem comentários

Evento foi realizado pelo CRCAL na capital e no interior de AL

12801283_1537846819842329_6863252405626244275_n

Fabiana Maciel

Com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais da área contábil, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), realizou, nas cidades de Arapiraca, Maceió e São Miguel dos o curso ‘As novas legislações do ICMS’ capacitando mais de 200 profissionais.

O palestrante, Afrânio Menezes, ressaltou a importância do curso para os profissionais da Contabilidade, bem como do quanto que a formação continuada é essencial para a boa atuação e valorização do profissional contabilista. “Os cursos ofertados pelo Conselho têm a função de qualificar e atualizar o profissional da contabilidade, permitindo que estes prestem serviços contábeis de qualidade, reduzindo a ocorrência de erros e de prejuízos financeiros para os contribuintes”. Afrânio Menezes fala ainda da complexidade do ICMS. “Este imposto é o tributo mais complexo do sistema tributário nacional. Além disso, a extensa legislação do ICMS e suas constantes modificações dificultam a atuação do profissional”, afirma.

Durante o curso foram abordados assuntos sobre o diferencial de alíquotas (Difal), as operações interestaduais entre o contribuinte e o consumidor final não contribuinte, além da antecipação tributária do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e também, das novas alíquotas do ICMS e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP).

O Contador Nelson Mendonça participou do curso quando ofertado em Maceió, e na oportunidade, esclareceu algumas dúvidas sobre a legislação do ICMS. “Tinha muitas dúvidas sobre as alterações na legislação e com esse curso pude esclarecê-las, declara o profissional.

Os cursos foram ministrados pelo contador Afrânio Menezes de Oliveira Júnior, mestre em direito público e especialista em direito tributário e por Jacque Damasceno Pereira Júnior, especialista em Direito Tributário e Gestão Fazendária e fiscal de tributos da Secretaria de Fazenda do Estado de Alagoas.

O evento faz parte do programa Educação Profissional Continuada da nova diretoria do Conselho Regional de Alagoas, cujo programa tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho.

Close Menu