Skip to main content
search
Geral

Palestra sobre eSocial orienta profissionais da Contabilidade no CRCAL

Por 07/02/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Mais de 100 pessoas participaram

Texto de Hannah Copertino

 O eSocial passou a valer para domésticos em 2015 e para grandes empresas desde o mês passado. A previsão é de que o novo sistema se torne uma rotina também entre as micro e pequenas empresas e MEIs que possuem empregados a partir de julho deste ano, e para os órgãos públicos, em janeiro de 2019. Por ser uma novidade, o assunto ainda gera dúvidas entre empresários e os próprios profissionais da Contabilidade de todo o país.

Para orientar os profissionais, O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, promoveu palestras para a categoria nesta segunda-feira (05/02), na sede do Conselho, com o Auditor da Receita Federal em Alagoas, Eduardo Jorge Bandeira, e com o Perito Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região e Diretor Técnico da Associação de Peritos do Estado de Alagoas, Apeje-AL, Alexandre Calzado.

Eduardo Jorge Bandeira iniciou explicando o motivo da mudança e relatando os avanços gerados com o novo sistema digital. Segundo o auditor, o eSocial é um banco de dados atualizado e versátil que facilita a vida de empregadores, empregados, dos profissionais da contabilidade e dos órgãos de controle. Hoje, em média, apenas 3% das empresas são fiscalizadas. Com o eSocial, a cobertura vai passar para 100% e beneficiar a arrecadação pública também.

O auditor Eduardo Jorge Bandeira destacou que se trata de uma ferramenta simples, segura, avançada, transparente e que aprimora a qualidade das informações passadas. Ele deu dicas para os participantes sobre como usar o sistema e também alertou sobre a importância da atuação correta dos profissionais da Contabilidade em relação ao eSocial.

“O eSocial ainda gera dúvidas que estão sendo dirimidas à medida em que está sendo implantado. Tudo que é novo gera esse impacto no primeiro momento, mas está dando certo. A atuação do profissional da contabilidade é tão importante quanto do empregador. É uma mudança de paradigmas, vai sair do papel para o meio digital, e mexer muito com o pessoal de Recursos Humanos, TI, enfim, vai ser muito bom pra todo mundo. Todo brasileiro já ouviu uma história de um trabalhador que perdeu tempo de serviço porque não comprovou, no eSocial não tem mais isso. A partir do momento que ele vai trabalhar, tem que estar cadastrado no eSocial”, explicou o auditor Eduardo Jorge Barbosa.

Já o perito Alexandre Calzado explicou sobre o registro de eventos no banco de dados e demonstrou os layouts do eSocial.  Ele destacou também mudanças no comportamento do empregador que devem ser cobradas pelos profissionais da contabilidade para que as informações sejam passadas de forma precisa. Alexandre orientou sobre quais normas precisam ser seguidas para que os contadores e técnicos desempenhem suas funções adequadamente e abordou ainda redução de ruídos, pontos críticos, riscos do sistema, deu dicas sobre softwares e falou ainda a respeito de mudanças na lei trabalhista que interferem na comunicação com o banco de dados.

“O eSocial não é um bicho de sete cabeças, mas ele requer muita atenção, exige que os processos dentro da empresa sejam mudados porque não são informações de fácil geração. As empresas precisam se adequar muito antes do prazo previsto pelo eSocial para que as informações passadas sejam fidedignas. O maior papel e, acho que o mais difícil para o profissional da Contabilidade, é passar tudo para os empresários e mostrar para eles as informações que devem ter, gerar e subsidiar o contador para que ele possa levar a informação ao eSocial. Essa é a quinta palestra que dou aqui e é sempre muito boa”, relatou o perito Alexandre Calzado.

O vice-presidente da Câmara Técnica e Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, José Vieira dos Santos, destacou a grande procura dos profissionais em relação às palestras. Essa foi a segunda realizada no CRCAL sobre o tema e, em apenas um dia, o número de inscrições foi preenchido com 122 profissionais. Desta forma, a Câmara vem desempenhando o seu papel e contribuindo com o Programa de Educação Continuada do Conselho.

“O eSocial é uma ferramenta que veio para ficar, será realmente um divisor de águas, o Brasil antes e depois do eSocial, porque vai centralizar e unificar as informações da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, da Previdência Social e do Ministério do Trabalho. Esses órgãos vão trabalhar juntos através dessa tecnologia. Com certeza, dá um sentido social ao país, que será mais moderno e com mais justiça. Todos os profissionais da Contabilidade e empresários devem abraçar essa ferramenta porque vai dar uma estrutura organizacional na força de trabalho brasileira”, enfatizou o vice-presidente da Câmara Técnica e Desenvolvimento Profissional do Conselho, José Vieira dos Santos.

Para o presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha, a realização das palestras reforça o compromisso da entidade com a qualificação dos profissionais da Contabilidade por meio do Programa de Educação Continuada, que é um dos pilares da gestão atual. “Investir no desenvolvimento da carreira destes profissionais é apostar na nossa profissão, que possui uma função importante perante a sociedade. Temos que ficar atentos às mudanças e oferecer condições para que a categoria possa acompanhar esta dinâmica de forma eficiente e com excelente qualidade”, afirmou o presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

A contadora Jéssica Zallio, que vem participando de todas as palestras, disse que o evento foi útil para saber como vai ser o envio das informações, a integração com os sistemas utilizados e para se familiarizar mais com a nova legislação de tudo que vai ser necessário constar no bloco eSocial. “A partir do momento em que o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas lança palestras no mercado, seja no setor pessoal, contábil ou fiscal está contribuindo de todas as formas com a melhoria da nossa formação”, finalizou a contadora.

Já o contador Jonatha Henrique falou que é hora de unir teoria à prática. Ele tirou dúvidas sobre os eventos cadastrais, prazos, exames dos trabalhadores e avaliou positivamente o evento. “A atual gestão do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas está melhor porque eles oferecem muitos cursos para os contadores ficarem mais atualizados em todos os aspectos”, complementou o contador.

Os profissionais de Arapiraca também terão a oportunidade de saber mais sobre o eSocial. O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas vai promover palestra na cidade, no próximo dia 20, das 8h30 às 12h, com os mesmos palestrantes. O local está sendo definido. Mais informações em breve no site www.crcal.org.br e pelas redes sociais da entidade.

Palestra eSocial 1 ok

Palestra eSocial 4 ok

Close Menu