Skip to main content
search
DestaquesNotícias

Palestras, debates, painéis, apresentações de artigos e IV Encontro Estadual da Mulher Contabilista marcam segundo dia da IV Convenção Alagoana de Contabilidade

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O segundo dia de atividades da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, realizado pelo CRCAL, foi marcado por uma vasta programação. Palestras, debates, painéis, apresentações de trabalhos científicos e o IV Encontro Estadual da Mulher Contabilista foram realizados, na sexta-feira (26/10), no Hotel Jatiúca, em Maceió.

A contadora e conselheira do CFC, Ângela Andrade Dantas Mendonça, deu início à programação com a palestra Simples Nacional (Aspectos Fiscais e Contábeis), na mesa coordenada pelo Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Vieira dos Santos, tendo como debatedor o contador Cícero Torquato.

“Muito prazeroso participar da Convenção Alagoana de Contabilidade e estar com colegas alagoanos. Vim tratar sobre o Simples Nacional, principalmente os fiscais pelas introduções trazidas em 2018 com a lei complementar 155, quando novos limites foram estabelecidos. Agora, as empresas com faturamento até R$ 4.8 mi podem permanecer no Simples, novos anexos também foram condensados, nós temos agora cinco anexos e faixas de tributação que foram reduzidas para seis. Então, foram mudanças substanciais, que trouxeram benefícios para a classe empresarial e, principalmente, mudanças que impactam no dia a dia dos escritórios de contabilidade”, explicou Ângela Dantas.

Em seguida, o contador Diogo Duarte apresentou a palestra Contabilidade Pública (patrimônio): Processo de Implantação dos Procedimentos Patrimoniais no Governo. O debatedor foi Paulo Henrique Feijó, na mesa sob coordenação da Vice-Presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo.

“A Convenção foi maravilhosa. Primeiro, pela casa cheia, e muito bem organizada. Trouxe de ordem prática dois pontos: a legislação sobre a implantação dos procedimentos patrimoniais e a aplicabilidade prática, sair do mundo ideal e entrar no mundo real. Ou seja, o que eu preciso fazer? Como tudo passa pelo inventário, trouxe uma metodologia prática de execução do inventário, saindo do “sempre foi assim”, de práticas fracassadas, e entrando na era digital, moderna, possível de ser executada. Como eu já executei em entes estaduais e federais, deu muito certo. A turma, com certeza, agregou e muito conhecimento. Gostei da Convenção de Alagoas”, disse Diogo Duarte.

No período da tarde, as atividades começaram com o painel Lavagem de Dinheiro, que contou com a participação de Agnaldo Mendonça Alves, delegado da Polícia Federal, e de Kleber Valadares, promotor de justiça, integrante do GAESF. Quem coordenou o painel foi o Vice-Presidente Operacional e de Finanças do CRCAL, Alberto Gaia.

“Em nome da Polícia Federal, agradeço ao Conselho pelo convite. Foi uma ótima oportunidade de falar com os contadores e conselheiros sobre um assunto muito caro a sociedade brasileira, que é o combate à lavagem de dinheiro, e a PF tem dado esse apoio a sociedade, não só combatendo os crimes, também orientando aqueles que nos procuram em busca de melhores informações”, acrescentou Agnaldo Mendonça.

“Foi um prazer muito grande participar desse evento. Falamos a respeito do GAESF, órgão que tem combatido a sonegação fiscal em Alagoas de forma muito incisiva, inclusive com operações, como a que ocorreu esse ano, que apreendeu R$ 42 mi em medicamentos e distribuiu para a sociedade alagoana. O que temos visto é a necessidade de orientar os contadores no sentido de não entrarem em esquema de corrupção, lavagem, sonegação. O Ministério Público é um órgão orientador e, quando necessário, repressor”, afirmou Kleber Valadares.

Dando continuidade à IV Convenção Alagoana de Contabilidade, o juiz Marlos Melek proferiu a palestra Nova Lei Trabalhista na Prática: o dia a dia e os diferenciais competitivos. Quem esteve coordenando a mesa foi o Conselheiro do CRCAL, Abinael Félix.

“Foi incrível a IV Convenção Alagoana de Contabilidade. Trouxe as novidades da Reforma Trabalhista, que completa aniversário agora no mês de novembro, esclarecemos mais de 30 pontos, que são um passo a frente para o profissional contábil que esteve aqui no nosso evento. Muita gente, interação, foi muito legal mesmo. Foi uma honra estar aqui, a nova lei trabalhista vai se consolidando e muitas dúvidas, tenho certeza, foram sanadas neste belo evento, aqui em Alagoas, do Conselho Regional de Contabilidade”, disse Marlos Melek.

CPC 46 – Mensuração de Valor Justo e CPC 47 – Receita de Contrato com o Cliente foi o tema da palestra do Contador Mateus Alexandre Costa dos Santos. Kleber Luis Alves atuou como debatedor e Radjalma Lucena, Conselheiro do CRCAL, coordenador.

Paralelo ao evento, foram apresentados os trabalhos científicos selecionados no Prêmio CRCAL de Controle Social. A comissão científica da IV Convenção Alagoana de Contabilidade acompanhou a apresentação de 26 artigos ao longo do dia. Os melhores artigos em cada tema e no geral serão premiados com mil reais em dinheiro neste sábado (27/10).

Também de forma paralela à convenção, ocorreu o Talk Show Mulheres que Inspiram, no IV Encontro Estadual da Mulher Contabilista. As Contadoras Maria Constança Carneiro Galvão e Vitória Maria da Silva e a médica Marta Celeste de Oliveira Mesquita bateram um papo com a jornalista Maria Maciel sobre suas experiências profissionais, responsabilidades além do trabalho, reforçando a importância da mulher e o empoderamento feminino entre a classe contábil.

“Foi um momento muito produtivo, fazendo jus ao nome do evento, as participantes são realmente mulheres que inspiram. Saímos daqui com mais força, determinação e gás para trabalhar e atuar de forma decisiva no desenvolvimento da classe contábil não só em Alagoas, como no país”, concluiu a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Maria José Sobral Tomaz.

Maria Constança Carneiro Galvão falou sobre sua participação no evento. “Feliz por estar aqui no Encontro Estadual da Mulher Contabilista, revendo colegas, fazendo parte do Talk Show Mulheres que Inspiram, me sinto muito honrada de ter compartilhado com a Vitória, a Maria e a Marta, no painel sobre o empoderamenento e o empreendedorismo da mulher, isso é muito importante. Foi um momento salutar, deixo aqui o meu agradecimento, saio com o coração regozijado de muito afeto e muito carinho pelo povo alagoano, pela alegria, pelo congraçamento histórico de um momento impar e singular. Vocês estão de parabéns”, finalizou Maria Constança Carneiro Galvão.

 

“Tivemos mais um dia muito produtivo na IV Convenção Alagoana de Contabilidade com a participação efetiva dos profissionais contábeis em busca de conhecimento para prestar um serviço cada vez melhor aos seus clientes. Encerramos este dia com a certeza de que o CRCAL esta cumprindo o seu papel de oferecer educação continuada a nossa classe”, avaliou o presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

A programação do evento continua neste sábado (27/10), a partir das 8h, com palestras sobre eSocial, com Zenaide Carvalho, e Accounting Coach, com Fabiano Ribeiro Pimentel e, para finalizar a programação, haverá a premiação dos trabalhos científicos, no Prêmio CRCAL de Controle Social.

A IV Convenção Alagoana de Contabilidade, realizada pelo CRCAL, tem o apoio do CFC, ASCONTAL, ALACICON e SESCAP e o patrocínio da BSSP, SCI Sistemas Contábeis, Domínio, Mastermaq Software e Wolters Kluwer.

 

Close Menu