Pelo respeito e pelos direitos: CFC enaltece a importância da mulher na contabilidade

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília –  No Brasil, o número de mulheres na contabilidade já  somam 42,7%, é o que aponta os dados da área de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atualmente, a classe contábil no país registra 520.573 mil profissionais, desses, 298.164 (57,27%) são do sexo masculino e 222.409 são do sexo feminino.

O CFC mantém, há mais de 26 anos, o projeto Mulher Contabilista que destaca a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo. No lançamento da 12ª  edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista, ocorrido em outubro de 2018,  o presidente do CFC, Zulmir Breda, disse que “todos nós somos beneficiados com a igualdade de gênero, seja no âmbito social, político ou econômico. É uma questão de direitos humanos, de respeito aos valores do Estado Democrático de Direito”.

Ainda no lançamento do encontro, o presidente do CFC ressaltou o crescimento da participação da mulher na classe contábil e a presença delas no Sistema CFC/CRCs. “Da década de 50 para cá, elas deram um grande salto na contabilidade. Na época, as mulheres representavam apenas 1,3% da classe contábil. Hoje, já somam 43%. Quando elas têm poder, toda a sociedade é beneficiada”, disse.

No Sistema CFC/CRCs as profissionais marcaram presença na presidência dos Regionais. Dos 27 Conselhos, sete deles são ocupados por mulheres: CRCMG, CRCMS, CRCPA, CRCPB, CRCRR, CRCRS e CRCSP.  Na atual gestão do CFC, elas também marcam presença no Conselho Diretor da entidade. As três contadoras que ocupam os cargos são: a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta; a vice-presidente de Controle Interno, Lucilene Florêncio Viana;  a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria Batista; e a técnica em contabilidade Maria Perpétua dos Santos.

Em até dez anos, as profissionais serão maioria na profissão contábil, o que mostra que elas vêm conquistando cada vez mais espaço com profissionalismo e dedicação. O CFC enaltece e parabeniza todas as mulheres do país por sua história de lutas e conquistas. Que todas as  mulheres continuem a conduzir brilhantemente suas equipe  e seus negócios, fortalecendo o mercado contábil e valorizando o trabalho da classe.