Destaques

Presidentes, diretores e assessores jurídicos da região Nordeste reúnem-se em Fortaleza

Por 21/02/2019fevereiro 25th, 2019Sem comentários

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Os presidentes, diretores e assessores jurídicos dos Conselhos Regionais de Contabilidade, da região Nordeste, estiveram reunidos nesta quinta (21) e sexta (22), na cidade de Fortaleza (CE), para o encontro do primeiro semestre de 2019.

Reunidos com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, os participantes discutiram temas importantes para os trabalhos deste ano. Entre os principais assuntos, o presidente do CFC pediu o engajamento dos presidentes dos conselhos regionais na divulgação das alterações do Código de Ética do profissional da Contabilidade, publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de fevereiro de 2019 (veja a íntegra aqui).

“Queremos combater a publicidade que deprecie e desmereça profissão contábil. Em qualquer modalidade ou veículo de divulgação, dos serviços contábeis, ela deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização”, afirmou o presidente.

Na ocasião, a diretora do CFC, Elys Tevânia, comentou sobre o andamento da implementação do Plano de Integridade do Sistema CFC/CRCs e lembrou que os conselhos regionais têm até o dia 28 de fevereiro para o envio de seus relatórios no novo modelo instituído pelo TCU. “Precisamos estar atentos aos prazos, pois o Conselho Federal de Contabilidade deverá entregar o relatório de Prestação de Contas, em formato de relato integrado ao Tribunal de Contas da União, até o dia 31 de maio”, informou a diretora do CFC. Os participantes também discutiram sobre a agenda de eventos para 2019, com destaque para a realização do 14º Encontro Nordestino de Contabilidade (14º Enecon), que será realizado de 13 a 15 de junho, em Teresina (PI); e a realização do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, entre os dias 11 e 13 de setembro, em Porto de Galinhas.