Skip to main content
search
Destaques

Professor Edgar Madruga bate um papo com classe contábil alagoana sobre o cenário tributário para 2019 e tendências da profissão

Evento foi realizado em uma parceria entre o CRCAL e a BSSP

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O que esperar do cenário tributário para 2019? Quais as possíveis mudanças na profissão contábil neste e nos próximos anos? Esses foram alguns assuntos abordados pelo professor Edgar Madruga no bate-papo, que ocorreu na quinta-feira (14/02), no Maceió Mar Hotel. O evento foi realizado através de uma parceria entre o CRCAL e a BSSP.

Edgar Madruga é Professor e Auditor Fiscal de Tributos Estaduais do Estado de Goiás. Sócio diretor da BSSP Centro Educacional. Especialista no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus subprojetos; Especialista em Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal. Pós-graduado em Informática Pericial.

Coautor do livro “SPED e Sistemas de Informação” e do livro “Contabilidade e Gestão de Tributos”, ambos da Editora Fiscosoft. Coordenador de MBA em Contabilidade e Direito Tributário com mais de 100 turmas em todo o Brasil nos últimos 5 anos. Autor do Blog do Madruga (www.edgarmadruga.com.br) e do Blog do SPED (www.blogdosped.com.br).

De forma dinâmica e com muito domínio dos assuntos, Madruga alertou e orientou o público. “O mercado está cada vez mais digital e exigente. Se o profissional não atentar para esse cenário, vai ter sérios problemas de competitividade e de posicionamento de mercado. O caminho é entender esse cenário e aprender a lidar com ele. Um grande exemplo é o eSocial, a agonia toda era enviar as informações, mas vi ninguém preocupado em auditar, atento à qualidade da informação, mandar é o apertar de botões que vai ser substituído por máquinas, a parte mais importante é a análise/qualidade, ou seja, Compliance, que é uma série de técnicas e procedimentos para atestar o cumprimento de normas e evitar complicações”, explicou o professor.

O professor falou também sobre as tendências na classe contábil “Tem muita gente falando que a profissão contábil vai ser extinta, pelo contrário, ela vai crescer, o que vai mudar são os perfis do mercado.  Os bons vão ficar. Qualificação é o caminho e, por tabela, chega-se à qualidade das informações. Sem o conhecimento, a estrada vai ser muito mais dura”, afirmou Madruga.

Depois de mais de duas horas de conteúdo, Edgar Madruga encerrou o bate-papo e ainda sorteou livros. Para o público, foi uma oportunidade ímpar participar do evento. “Para nós contadores, a base do conhecimento é muito importante, temos que estar nos atualizando sempre e é primordial participar dos eventos do CRCAL. O professor é muito dinâmico, domina o assunto e isso agrega bastante, disse Pollyanna Souza, contadora há 5 anos.

“A palestra ajudou muito por mostrar esse mundo digital, a gente precisa se qualificar e aliar à informática para não ficarmos ultrapassados. Ainda tive sorte de ganhar o primeiro livro sobre Compliance Tributário no Brasil. Foi excelente, o professor tem muito conhecimento para compartilhar, traz novos horizontes e, principalmente, alerta aos profissionais sobre o cenário do mercado”, concluiu Ingrid Melo Cavalcante, profissional e empresária contábil com experiência há 22 anos.

O Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha, falou sobre a oportunidade oferecida aos profissionais e estudantes de contábeis no estado. “Edgar Madruga é um grande profissional, um dos maiores nomes da área, que tem se dedicado muito à formação da classe contábil. Poder participar gratuitamente de um evento apresentado por ele abordando temas tão relevantes é uma oportunidade importante para os nossos profissionais. O CRCAL continua trabalhando para elevar cada vez mais o nível da nossa classe por meio do Programa de Educação Continuada, capitaneado pelo CFC”, finalizou Paulo Braga.

 

Close Menu