DestaquesNotícias

Retrospectiva 2018: setores de fiscalização e cobrança avançam

Ações educativas e campanhas foram realizadas

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas também avançou na fiscalização e cobrança ao longo do ano de 2018. Estes setores desenvolveram ações e campanhas para orientar aos profissionais da Contabilidade sobre as condutas a serem adotadas e, em último caso, penalizaram os casos de infração.

Na fiscalização, foram realizadas, até o mês de novembro de 2018, 574 diligências, 72 autos de infração. O CRCAL recebeu 11 denúncias, das quais todas foram apuradas.

2.146 estão com suas anuidades quitadas e 234 organizações contábeis, estando 186 quitadas. 1.059 protestos de inadimplentes estão registrados em cartório.

É importante destacar que os funcionários de fiscalização e cobrança do CRCAL receberam treinamentos do CFC e atuam com o objetivo maior de orientar aos profissionais e, em último caso, vem a punição. As ações têm caráter educativo e, quando necessário, se tornam punitivas.

“A fiscalização e a cobrança são pilares importantes para o CRCAL. A primeira porque nos auxilia na defesa da ética e da responsabilidade social dos profissionais da Contabilidade. Já a segunda nos possibilita manter o trabalho e investir em ações como o Programa de Educação Continuada, que é fundamental para o bom exercício da profissão”, observou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.