Notícias

VIII Cumbre de Las Américas acontece na Guatemala

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O evento reúne profissionais e líderes da contabilidade mundial

Considerado um dos eventos mais importantes idealizado pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC),  a VII edição do Cumbre de Las Américas reuniu, na solenidade de abertura, realizada no dia  7  de novembro, no Centro de Convenções do Grand Tikal Futura Hotel, na cidade da  Guatemala, renomados profissionais e líderes de  organismos internacionais ligados à Contabilidade.

Delegação brasileira do Sistema CFC/CRCs que participa do evento na cidade da Guatemala

A delegação brasileira, composta por integrantes do Sistema CFC/CRCs,  está presente no evento que conta, ainda, com a participação da  presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e primeira vice-presidente da AIC (2017-2019), Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Na quinta-feira (8), o contador brasileiro Paulo Henrique Feijó  proferiu a palestra “A experiência do Brasil na consolidação dos balanças no setor público”. Maria Clara, por sua vez, participou,  no período da tarde,  do Fórum “Por uma melhor profissão contábil que garanta transparência”. O evento está previsto para terminar nesta sexta (9).

Comitê Executivo da AIC realiza reunião

Na oportunidade do  Cumbre de Las America,  o Comitê Executivo e a Junta do Governo da AIC realizaram suas reuniões nos dias 6 e 7. Nos assuntos discutidos na pauta, destaque para a aprovação da reunião ocorrida em outubro de 2018;  da apresentação dos informes financeiros da atual gestão;  das informações da comissão de fiscalização; e informações sobre a organização da XXXIII CIC, prevista para ocorrer em 2019, na cidade de Cartagena (Colômbia).

Sobre a AIC

A Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), reconhecida como a organização de contabilidade internacional mais antiga do mundo, foi concebida e fundada com o objetivo principal de integrar os contadores do continente americano, assumir o compromisso de sua representação e promover constante aprimoramento da qualificação dos profissionais, seus conhecimentos e deveres sociais.

Com mais de 60 anos de atividade institucional, a AIC tem contribuído para fortalecer as organizações profissionais de contadores nos países americanos que a patrocinam, além de participar ativamente no desenvolvimento harmônico da prática livre da Contabilidade.