Workshop debate sobre conduta ética nas organizações públicas

Por 27/10/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

O Workshop Conduta em Debate: Um Novo Momento para a sua Participação foi realizado, na manhã desta quinta-feira (19), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade. Destinado a conselheiros, funcionários e colaboradores do CFC, o evento teve por objetivo debater os princípios e as normas de conduta ética como base fundamental da atividade pública, constituindo-se um conjunto de regras que contribuem para a boa administração.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra, fez a abertura do workshop, seguindo-se a palestra proferida pela conselheira Sandra Batista e pela funcionária Janaína Carvalho, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Conduta do CFC.
O Código de Conduta do Sistema CFC/CRCs, destinado aos conselheiros, colaboradores e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade (CRCs) foi instituído pela Resolução nº 1.523, de 7 de abril de 2017. “A Resolução estabelece os princípios, mas queremos realmente transformá-los em ações concretas”, afirmou Sandra, defendendo a necessidade de debates como o promovido pelo workshop.
Ao apresentar o Código, as palestrantes explicaram que os mais importantes princípios que norteiam o documento são: legalidade, impessoalidade, moralidade; transparência, honestidade, respeito e integridade; e ética, companheirismo, responsabilidade profissional e social. Os direitos, os deveres e as vedações que constam no Código também foram detalhados.
Além de Sandra Batista e Janaína Carvalho, a Comissão é composta pela funcionária Eunice Melo. Como membros suplentes, compõem a Comissão o conselheiro Miguel Ângelo Martins Lara e as funcionárias Fabrícia Andrade e Rafaella Lamounier.
Após a palestra sobre o Código de Conduta do Sistema CFC/CRCs, as representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) Luciana Peretti Avelino e Alessandra Rangearo Fiorentini, integrantes da Comissão de Ética do órgão, apresentaram o tema Experiências da Comissão na Aplicação Prática: Desafios e Conquistas.

A programação do workshop contou ainda com uma terceira palestra, que teve como tema Protagonismo e a Responsabilidade Incondicional, proferido por Laura Magalhães, sócia-diretora da empresa Sistema Humano Integral.

Participante do workshop, a conselheira do CFC Diva Maria de Oliveira Gesualdi afirma que o tema abordado foi muito importante, tanto para conselheiros quanto para funcionários. “A forma como o Código de Conduta foi apresentado e discutido neste evento foi interessante porque nos deu um conhecimento mais profundo sobre o seu conteúdo”, disse ela.
Diva Maria também destacou a relevância da experiência apresentada pelas integrantes da Comissão de Ética do Serpro e, ainda, ressaltou as colocações feitas pela palestrante Laura Magalhães, que falou sobre o valor do ser humano em meio a todos os processos que envolvem a ética e a conduta, seja no trabalho ou na vida como um todo.
Para conhecer o Código de Conduta do CFC, clique AQUI