Transparência na Gestão Pública é tema de palestra em evento

Por 05/05/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

O assunto será abordado no Seminário Regional  Interamericano de Contabilidade da AIC

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Cerca de 400 profissionais do cenário nacional e internacional são esperados, de 25 a 27 de maio, em Aracaju (SE), para o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade da AIC, que traz como lema “Ética e Transparência na Administração Pública”,  e a I Convenção Sergipana de Contabilidade, com o lema “Desafio e Transparências nas informações prestadas”. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Comfort Hotel – Aracaju.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, já confirmou presença na solenidade de abertura do  evento que contará com as presenças dos presidentes do Instituto dos  Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio Coelho; da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; da Fundação Brasileira de Ciências Contábeis (FBC), Juarez Domingues Carneiro; da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), António Gomez Espiñeira.

A palestra que abrirá os trabalhos do Seminário e da 1ª Convenção será sobre a Transparência na Gestão Pública, a ser proferida pelo Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior, e coordenada pela presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim.

Nos últimos anos, a administração pública no Brasil é alvo de críticas e a cobrança da sociedade por mais transparência está vinculada às fraudes e atos de corrupção que acometem o País.

Nesse contexto, o palestrante irá abordar, entre outros assuntos, sobre a  Lei de Acesso à informação, criada em  nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que tem o objetivo de informar com clareza, para todos os cidadãos, a forma como os recursos públicos são administrados.  No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Portal da Transparência e Acesso à Informação  traz relevantes informações para a classe contábil e sociedade sobre os atos de gestão praticados pelo Sistema CFC/CRCs.

A programação do evento conta, também, o seguintes temas  ´La Ética, um factor clave em el ejercicio profesional´; ´A Convergência das IPSAS´; ´Ejercicio Profesional: contexto actual, código de ética,  control de calidad y  certificación profesional´; ´Avanços e Inovações no Sped´; e ´Política de remuneração dos sócios com ênfase em distribuição de lucros´.  Mais informações sobre a programação, inscrições e apresentação de trabalhos podem ser efetuadas diretamente no site do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (www.crcse.org.br).